Gravidez

Cicatriz da cesárea: como cuidar e quais tratamentos ajudam a melhorar a aparência

A cesariana é uma cirurgia e, assim como todo procedimento mais invasivo, deixa marcas na pele que pedem um cuidado mais atencioso - A cesariana é uma cirurgia e, assim como todo procedimento mais invasivo, deixa marcas na pele que pedem um cuidado mais atencioso
A cesariana é uma cirurgia e, assim como todo procedimento mais invasivo, deixa marcas na pele que pedem um cuidado mais atencioso

Publicado em 19/08/2022, às 08h13 - Atualizado em 19/09/2022, às 12h21 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso


O parto cesárea, quando indicado de maneira correta pelo obstetra, é uma cirurgia que pode salvar a vida da mãe e do bebê quando existem riscos em relação à saúde dos dois. Como toda cirurgia, ela deixa marcas na pele – e ainda que a cicatriz da cesariana seja o marco de um momento muito importante para a vida da mulher, isso pode virar uma questão (principalmente estética).

“A cicatriz da cesárea deve ficar uma linha fina. Ela pode dar uma engrossada, mas ainda sem nenhum tipo de alargamento e não deve ter nenhum tipo de vermelhão. Caso isso aconteça, provavelmente é um queloide que está querendo se instalar”, explica Eduardo Fakiani, cirurgião plástico e médico da Clínica Fakiani, pai de Beatriz e Eduardo.

Quanto tempo demora para cicatrizar a cesárea?

“O tempo de cicatrização de todos esses pontos pode girar em torno de 40 dias, apesar de variar de mulher para mulher. Por isso, é importante que haja uma primeira avaliação médica da mulher entre 10 a 15 dias após o parto e, depois, aos 40 dias. A recuperação também fica a depender dos fios utilizados no procedimentos que variam a força de tensão entre 30 – 90dias, que ficam a critério da experiência e rotina de cada cirurgião e hospital”, detalha o Dr. Rony Grabarz, ginecologista e obstetra, pai de Fernanda e Catarina.

A cesariana é uma cirurgia e, assim como todo procedimento mais invasivo, deixa marcas na pele que pedem um cuidado mais atencioso
A cesariana é uma cirurgia e, assim como todo procedimento mais invasivo, deixa marcas na pele que pedem um cuidado mais atencioso

Quais os cuidados se deve ter com a cicatriz da cesárea?

“Os cuidados podem começar desde o início da gestação, pela escolha de uma alimentação balanceada, prática de atividade física orientada para esse período e hidratação da pele, principalmente da barriga, que sofrerá mudanças nesse período”, conta a Dra. Alice Andrade, cirurgiã plástica, filha de Áurea Priscila e Alfredo.

Depois do nascimento do bebê, é preciso redobrar os cuidados – principalmente porque tudo será novidade e a rotina estará mais agitada do que nunca com a função de cuidar de um recém-nascido. “O bebê passará a ser a prioridade, mas simples medidas podem fazer parte dessa fase como: após o banho deixar a área com os pontos da cirurgia sempre bem secos e sem umidade, usar calcinhas mais altas, que permitam uma leve compressão sobre a cicatriz e com a retirada dos pontos a puérpera pode começar a usar cremes hidratantes com proteção solar no local da cicatriz”, orienta a cirurgiã plástica.

Outras dicas que o Dr. Grabarz dá em relação aos cuidados mais básicos com a cicatriz da cesárea envolvem manter o local do corte sempre muito bem higienizado. “Limpe a região do corte somente com água e sabão e não se esqueça de manter o local bastante seco após a lavagem, principalmente as mulheres que tem barriga de avental, com aquela dobra em cima do corte. Não utilize nenhum tipo de creme sobre o corte. Se você tiver tendência à formação de quelóides seu médico poderá orientá-la sobre alguns cuidados adicionais”, diz. Além disso, você não deve colocar bolsas de gelo ou de água quente em cima da cicatriz. “Como a mulher perde a sensibilidade do local, o risco de queimar a pele é muito grande”.

Qual a diferença entre as cicatrizes hipertróficas e queloideanas?

As cicatrizes hipertróficas são as mais comuns depois de procedimentos cirúrgicos no geral. As marcas deixadas na pele são elevadas e vermelhas, mas restritas ao local onde foi feito o corte e, de seis meses a um ano e meio, elas tendem a regredir. “Por outro lado, no caso da cicatriz queloidiana, o paciente já tem a predisposição para acontecer e o tratamento precisa ser cirúrgico com ou sem Betaterapia”, diz a Dra. Alice.

Cicatrizes queloideanas são as que possuem queloides em sua extensão. “Eles são resultados da proliferação exagerada de células na tentativa de reparar o corte, deixa a cicatriz muito volumosa, ultrapassando bastante a linha da cesárea”, explica o Dr. Grabarz.

Sintomas de inflamação ou infecção na cicatriz da cesárea

  • Vermelhidão no local
  • Cicatriz quente e endurecida
  • Dor ou ardência na região do corte
  • Secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos os lados
  • Muita sensibilidade ao realizar movimentos como sentar ou se levantar

Tratamento caseiro para melhorar a aparência da cicatriz da cesárea

“Os tratamentos não cirúrgicos serão o primeiro recurso a ser utilizado nessa cicatriz pós cesárea. Hoje, existem tratamentos tópicos que ajudam e aceleram a cicatrização, assim como sua qualidade final, sendo associados com uso de tecnologias para potencializar os resultados”, conta a Dra. Alice. Segundo o Dr. Fakiani, o uso de fitas de silicone e pomadas podem melhorar a qualidade da cicatriz sem que haja nenhuma necessidade de a mulher ficar em repouso para que esses tratamentos façam efeito.

O indicado pelos profissionais da cirurgia plástica é que a mãe aguarde, pelo menos, o final do puerpério e o desmame do bebê para se submeter a um procedimento cirúrgico de correção da cicatriz da cesárea
É indicado que a mãe aguarde o final do puerpério e o desmame do bebê para se submeter a um procedimento cirúrgico de correção da cicatriz da cesárea (Foto: Getty Images)

Quando é necessário fazer uma cirurgia plástica para melhorar a aparência da cicatriz da cesárea?

“Após um período de seis meses da cesárea, se a cicatriz ainda estiver com aspecto ruim esteticamente falando, ela com certeza não vai melhorar mais do que isso”, explica o Dr. Fakiani. Caso essa seja uma questão que incomoda a mãe e atrapalha a autoestima dela, vale a pena conversar com o seu obstetra e procurar por um cirurgião plástico de confiança para que o profissional analise a situação e os dois juntos cheguem a um consenso do que pode ser melhor para aquele caso em específico.

Quanto tempo após o parto posso fazer a cirurgia de correção da cicatriz da cesárea?

O indicado pelos profissionais da cirurgia plástica é que a mãe aguarde, pelo menos, o final do puerpério e o desmame do bebê para se submeter a um procedimento cirúrgico de correção da cicatriz da cesárea. Dessa maneira, é possível garantir que o pós desse tratamento mais invasivo seja feito da melhor maneira possível – o que também vai garantir um melhor resultado.

Como é feita a cirurgia para corrigir a cicatriz da cesárea?

“As cicatrizes de cesárea que apresentarem retrações e alargamentos poderão ser refeitas. Nesses casos, removemos essa pele com a cicatriz inestética e refazemos a cicatriz com novos pontos e novos cuidados no pós operatório para que a cicatrização ocorra com melhor qualidade”, esclarece a Dra. Alice.


Leia também

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Virginia mostra mochila que filha escolheu para escola - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Virginia compra mochila de quase R$ 1 mil para filha de 2 anos levar para escola

Arthur Aguiar e Jheny Santucci estão esperando o primeiro filho juntos, depois de terminarem o namoro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Namorada de Arthur Aguiar chora ao desabafar sobre problema com o filho recém-nascido

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Mãe descobre que filha estava deixando bilhetes com pedidos à faxineira (Fotos: reprodução TikTok)

Família

Mãe conta que descobriu que filha de 6 anos estava deixando recados para faxineira e viraliza

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!