Gravidez

Colesterol alto na gravidez: o que você precisa saber

Colesterol alto na gravidez: o que você precisa saber - reprodução / Getty Images
reprodução / Getty Images
Parents

Publicado em 02/11/2020, às 08h47 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Níveis elevados de colesterol durante a gravidez são necessários para produzir hormônios esteroides, como estrogênio e progesterona, que são vitais para levar uma gestação até o fim. Seu bebê em crescimento usa uma alta taxa do colesterol  para o desenvolvimento saudável dos membros e do cérebro.

Colesterol alto na gravidez: o que você precisa saber (Foto: reprodução / Getty Images)

“Existem parcerias essenciais que ocorrem para apoiar o desenvolvimento da gravidez“, disse a Dra. Julie Scott, obstetra e diretora médica de trabalho de parto do Hospital da Universidade do Colorado. “A mãe, a placenta e o feto têm enzimas específicas para alterar e transformar o colesterol em hormônios funcionais”.

Os níveis de colesterol aumentam naturalmente durante o segundo trimestre, atingem o pico durante o terceiro e normalmente voltam ao normal cerca de quatro semanas após o parto. Scott diz que a maioria dos cardiologistas recomendam que os níveis ruins de LDL sejam inferiores a 100 mg / dL e o colesterol HDL bom seja superior a 60 mg / dL. Quando uma mulher está grávida, seus níveis de colesterol aumentam em 25% a 50% e, felizmente, os níveis de HDL tendem a aumentar mais.

“Não costumamos tratar ativamente o colesterol alto em mulheres grávidas, a menos que haja preocupações extremas com o risco cardiovascular”, diz Scott. “A gravidez é uma pequena janela de tempo na vida de uma mulher, e o potencial de causar danos ao feto deve ser avaliado”.

O colesterol alto durante a gravidez pode levar à hipertensão induzida pela gravidez, o que pode ameaçar a vida da mãe e do filho. O colesterol baixo pode causar trabalho de parto prematuro e baixo peso ao nascer.

Estudos também demonstraram que o colesterol alto tem efeitos adversos na prole da mãe, tanto no útero quanto mais tarde na vida. Por exemplo, de acordo com a Heart and Stroke Foundation do Canadá, crianças cujas mães tinham colesterol alto antes de engravidar têm cinco vezes mais chances de ter colesterol alto do que adultos.

Em condições normais, os médicos podem prescrever estatinas para reduzir os níveis de colesterol; no entanto, estudos mostraram que essas drogas redutoras de colesterol estão ligadas a anormalidades no desenvolvimento fisiológico dos bebês. Embora os resultados sejam limitados, Scott ainda recomenda interromper o uso desses medicamentos se você estiver grávida ou tentando engravidar.

“Para mulheres com níveis de colesterol gravemente elevados, existe a possibilidade de usar resinas de ligação de ácidos biliares para reduzir o colesterol “, diz Scott.” Infelizmente, as mulheres que usam esses medicamentos tendem a se queixar de problemas gastrointestinais graves”.

Em vez disso, as melhores maneiras de manter níveis saudáveis ​​de colesterol durante a gravidez são fazer uma dieta bem balanceada com frutas, vegetais e fibras, evitar gorduras saturadas e fazer exercícios físicos em um nível aprovado pelo seu médico. Lembre-se também de que seu corpo precisa de apenas 300 calorias adicionais por dia para sustentar você e seu bebê.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Imagem Nomes masculinos fortes: veja opções chiques e diferentes para meninos

Bebês

Nomes masculinos fortes: veja opções chiques e diferentes para meninos

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"