Gravidez

Como engravidar de gêmeos: saiba se é possível induzir a gestação gemelar

Como engravidar de gêmeos: saiba se é possível induzir a gestação gemelar - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 17/08/2022, às 08h25 - Atualizado em 06/10/2022, às 12h53 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso


Sintomas de gravidez batendo na sua porta logo pela manhã: enjoo ao sentir alguns cheiros, inchaço nos seios, menstruação atrasada. Você faz e o teste e, surpresa! Você está esperando por um bebê e sua família em breve vai aumentar. Nos exames pré-natais, mais uma notícia: você está formando dois fetos. São gêmeos!

Se em coração de mãe sempre cabe mais um, a gente também pode trazer esse ditado popular para a barriga. O sonho da maternidade pode vir de diversas formas, seja pela adoção, barriga solidária ou pela própria gravidez – e, quando a vontade é muita (e a genética ou procedimentos cirúrgicos que auxiliam a gestação a acontecer), pode ser que esse sonho se realize em dobro.

Enquanto muitas mulheres, homens e casais de todos os tipos de formação desejam ter filhos, alguns sonham em ter gêmeos logo de cara. E, para isso, é comum se deparar com a seguinte pergunta no Google: como engravidar de gêmeos? Para entender como isso pode acontecer e o que quem quer engravidar deve fazer, conversamos com dra. Claudia Gina Rubin, ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana no Projeto Alfa e mãe de Carolina e Rodrigo.

Corrimento na gravidez: veja o que é normal e quando você deve se preocupar
Como engravidar de gêmeos: saiba se é possível induzir a gestação gemelar (Foto: Shutterstock)

Como engravidar de gêmeos propositalmente?

“A indução da ovulação, que pode ser feita de várias formas, aumenta a chance de gestação gemelar. Assim como na Fertilização In Vitro (FIV), a transferência de dois embriões também aumenta essa chance”. Apesar disso, a ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana, levanta um alerta importantíssimo:

“O objetivo de qualquer ajuda ou tratamento para engravidar é dar a essa família um bebê saudável em casa. Como os resultados não são garantidos, muitas vezes implantamos mais de um embrião ou estimulamos a produção de mais de um óvulo. Mas o objetivo nunca é uma gestação gemelar. Ou seja, faz tratamento quem tem diagnóstico de infertilidade e não quem quer ter gêmeos”.

Quais são os sinais de que a mulher está grávida de gêmeos?

O valor do Beta HCG ( hormônio produzido na gestação) em gestação gemelar é mais alto e isso causa mais sintomas como náusea, vômitos e, em casos mais graves a hiperêmese gravídica”, ressalta a Dra. Claudia Rubin. A hiperêmese gravídica é uma condição que faz com que a mulher tenha episódios de vômitos incontroláveis e que tem início, geralmente, na quinta semana de gestação e pode se estender até a 16ª semana.

A gestação gemelar é caracterizada por ser a gravidez de mais de um feto, podendo ser idênticos ou diferentes
A gestação gemelar é caracterizada por ser a gravidez de mais de um feto, podendo ser idênticos ou diferentes (Foto: Freepik)

Quais são os riscos de uma gestação gemelar?

“As gestações gemelares trazem maior risco de prematuridade extrema, baixo peso e as sequelas da prematuridades para os bebês. Ela também aumenta o risco materno de complicações como diabetes gestacional, doença hipertensiva, atonia uterina e sangramento”. Apesar da lista, não é preciso se preocupar: “Hoje, os médicos e hospitais estão muito habituados com gestações gemelares e o índice de complicações é cada vez menor por conta disso”. O acompanhamento pré-natal é extremamente importante para garantir a saúde da grávida e dos bebês, por isso é fundamental que nenhum exame fique de lado durante esse período.

Uso de Clomid para engravidar de gêmeos

“O Clomid (nome comercial do citrato de clomifeno) é um indutor da ovulação que é indicado para casais que têm dificuldade de engravidar por fator ovulatório ou alterações leves de sêmen. Ele deve ser usado com indicação de um especialista e é necessário realizar o controle ultrassonográfico durante seu uso para evitar efeitos colaterais como hiper estímulo ovariano, dentre outros. Ele não deve ser utilizado ‘por conta própria’ com o objetivo de engravidar de gêmeos”, reforça a especialista em reprodução humana.

O que é uma gestação gemelar?

A gestação gemelar é caracterizada por ser a gravidez de mais de um feto. Ela acontece por dois motivos: a primeira é quando o embrião se divide espontaneamente, gerando gêmeos idênticos (também chamados de monozigóticos ou univitelinos), ou porque a mulher teve mais de um óvulo fecundado por espermatozoides diferentes, o que faz com que ela gere gêmeos bivitelinos ou dizigóticos (diferentes um do outro, podendo ser do mesmo sexo ou não).

As chances de uma mulher engravidar naturalmente de gêmeos é de 1 para 80. As gestações gemelares espontâneas estão muito ligadas à hereditariedade – mas, nesse caso, somente quando associada à gravidez de bebês bivitelinos, ou seja, diferentes entre si. Nem sempre o parto de gêmeos será prematuro, mas o risco de complicações na gestação de dois bebês aumenta quando comparado a uma gravidez de somente uma criança. Com acompanhamento e orientação médica, é garantido de que tudo correrá da melhor forma possível para a mãe e para os filhos também.


Leia também

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia dá bronca em prima durante chá revelação: "Queria murrar a cara dela"

Ele desenhou uma pista no chão - reprodução Twitter / BoredPanda

Criança

Homem descobre que criança usa a garagem dele para andar de bicicleta, transforma o espaço e viraliza

Leonardo abraçou Virginia durante a comemoração - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Reação de Leonardo ao descobrir sexo do bebê de Virginia chama atenção: "Chorou tanto"

reprodução / Instagram @brunogagliasso

Família

Bruno Gagliasso mostra Bless saindo da piscina em foto de cair o queixo: “Parece uma miragem”

Deborah Secco posta nova foto da filha - Reprodução/Instagram

Família

Deborah Secco mostra detalhes do quarto da filha e impressiona com decoração luxuosa

Nome de bebê vira motivo da piada na internet - Nome de bebê vira motivo da piada na internet (FOTO: Getty Images)

Família

Nome de bebê vira motivo da piada na internet: “Parece um shampoo”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!