Covid-19: São Paulo vai vacinar grávidas e puérperas com comorbidadas na próxima semana

Durante uma coletiva de imprensa realizada no início da tarde, o estado definiu uma nova data para a vacinação de grávidas contra a covid-19

Nesta quarta-feira, 12 de maio, foi realizado uma nova coletiva de imprensa pelo governo do Estado de São Paulo com novas informações sobre a vacinação contra a covid-19. Ontem, 11 de maio, o estado havia suspendido a imunização de gestantes, mas já informou uma nova data para o grupo.

-Publicidade-

No dia 17 de maio, grávidas e puérperas com comorbidades serão vacinadas com a CoronaVac, a vacina do Butantan, e também com a da Pfizer, que já se encontra no estado de São Paulo. O grupo conta com 100 mil mulheres e será necessário seguir alguns critérios para a imunização, sendo eles:

  • Gestantes com comorbidades, a partir de 18 anos e em qualquer idade gestacional
  • Puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos e até com 45 dias após o parto
  • Comprovar estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico) e no caso de puérperas apresentar declaração do nascimento da criança
  • Apresentar comprovante de condição de risco por meio de exames, receitas, relatórios médicos ou prescrição médica

Novos grupos também serão vacinados contra a covid-19

Já no dia 25 de maio, pessoas de 45 a 49 anos que apresentam comorbidades ou deficiência permanente também poderão ser vacinadas. O primeiro grupo representa um total de 670 mil pessoas, e o segundo 25 mil pessoas.

Postos de vacinação serão abertos no transporte público

As redes metropolitanas de transporte terão postos de vacinação a partir de amanhã, 13 de maio, com o objetivo de facilitar a vacinação contra a covid-19. Os postos irão vacinar tanto os funcionários, como a população em geral. Em um primeiro momento, a imunização irá acontecer das 09h30 até 17h nos locais:

  • CPTM: Estações Guaianases, São Miguel Paulista, Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista
  • EMTU: Terminal São Mateus, na Zona Leste
  • Metrô: Estação Corinthians-Itaquera – Linha 3 / Vermelha

Já a partir da segunda-feira, 17 de maio, o serviço será expandido também para a Linha 4 – Amarela do Metrô, que irá contar com postos de vacinação nas estações República, Pinheiros e Butantan. “Essa é uma aliança do governo do estado com a prefeitura municipal da capital e visa ajudar a ampliar a capacidade e a capilaridade da imunização dos cidadãos, assim como ocorre com a gripe comum e outros programas de imunização, nessa relação entre governo do estado e prefeitura municipal”, explicou o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldi.