Gravidez

Cuide do seu corpo: conheça as dicas para manter uma pele bonita e prevenir as estrias na gestação

As temidas estrias devem e podem ser evitadas antes de marcarem seu corpo de vez

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: Getty Images)

Ver a barriga crescendo a cada mês da gestação e saber que o bebê está cada dia mais perto de vir ao mundo é uma delícia. Mas junto com essa ansiedade, sabemos que também vem a preocupação com a maneira como seu corpo vai ficar após o nascimento. Os tecidos esticam, depois voltam para o lugar original e as estrias costumam aparecer.

As temidas marcas, que podem ser brancas ou avermelhadas, chegam com essa rápida mudança no corpo, que leva ao estiramento da camada intermediária da pele, a derme, e ao consequente rompimento das fibras elásticas que formam essa estrutura. As estrias atingem mais da metade das gestantes, chegando a atingir até 90% das futuras mães, principalmente as de primeira viagem.

Você merece ser bem cuidada e, como resultado, ficar mais bonita. Por isso, as estrias podem (e devem!) ser evitadas antes de se marcarem de vez seu corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para prevenir as marcas, o controle de peso é essencial, evitando que a pele sofra grandes distensões – o ideal é engordar de 9 a 12 quilos. A expressão de “comer por dois” já não deve ser levada a sério, ok? Até porque, além do aumento da barriga pela gravidez, as mulheres têm mais tendência a engordar e as estrias aparecem em outras áreas do corpo, como flancos, coxas, glúteos e seios.

Enquanto se controla a alimentação, é importante cuidar muito bem da sua pele. Ao lado da dieta balanceada e das atividades físicas, especialistas apontam que o uso de cremes hidratantes ajuda na prevenção das estrias, além de trazer benefícios para a manutenção da qualidade da pele.

Cuidado para você e seu bebê

Mas é importante escolher o produto com cuidado e ficar de olho no rótulo: evite loções com alta concentração de ureia (acima de 3%), que podem afetar o desenvolvimento do bebê no útero. Prefira sempre um hidratante específico para gestantes, que seja seguro para você e seu filho. Na hora da aplicação, capriche! O ideal é massagear bem e aplicar duas vezes por dia e após o banho, já que a pele molhada fica mais permeável e permite que o creme penetre melhor.

Pensado e indicado especialmente para a prevenção de estrias durante a gravidez, a loção Umiditá Gestante Corpo é um hidratante funcional, que mostrou eficácia em mais de 94% das gestantes que usaram o produto regularmente. A fórmula hipoalergênica tem ácido hialurônico, que estimula a absorção de água pela pele, e Vanistryl, capaz de reduzir a degradação do colágeno, além de Vitamina E, Provitamina B5, Alantoína e Glicerina Vegetal, que oferecem uma barreira protetora e antioxidante à pele.

Hidratar a pele é importante, mas você também vai precisar beber bastante água – isso mantém os tecidos bem nutridos, além de ajudar na formação do líquido amniótico.

Outras dicas de prevenção

  • A ingestão de alguns alimentos também pode ajudar a evitar as estrias, principalmente aqueles que contêm vitamina C, como laranja, acerola e damasco, além daqueles ricos em ácido fólico (presente no complexo B), disponível em espinafre e brócolis, por exemplo.
  • Priorizar o conforto na escolha nas roupas é essencial para manter as estrias longe. Dê preferência aos tecidos de algodão e modelos mais soltos, pois comprimir o corpo prejudica a circulação de oxigênio e nutrientes. Ah, não se esqueça de adequar o tamanho do seu sutiã – isso vai ajudar a evitar marcas nos seios.
  • Pratique atividades físicas e faça massagens. Colocar o corpo em movimento é importante para uma gestação saudável e as caminhadas ajudam muito na circulação, prevenindo o aparecimento de estrias. Procurar um profissional para fazer massagens também é recomendável, pois as drenagens linfáticas podem te ajudar na luta contra as marcas na pele.

Leia também: 

10 passos para uma alimentação saudável na gravidez

Pode ou não pode? 7 mitos sobre o que não é permitido fazer na gravidez

Grávida e refém de cremes contra estrias? Sai pra lá, culpa!