Depilação na gravidez, pode?

Conversamos com o tocoginecologista Gustavo de Paula Pereira para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

 

-Publicidade-

É normal a mulher grávida ter dúvidas sobre assuntos teoricamente banais, mas que tiram o sono. Depilação é um desses temas. O que pode? O que não pode? Quais produtos são mais indicados? Para acabar com as encanações, consultamos o obstetra Gustavo de Paula Pereira, filho de Maria Aparecida e Esiquiel.

Segundo Gustavo, a mulher grávida pode se depilar em qualquer parte do corpo durante a gestação, mas diz que é muito importante redobrar a higiene nesses momentos. “As gestantes têm uma queda natural da imunidade, que as deixam mais suscetíveis a infecções”, afirma. Ele também diz que, com o avanço da gravidez, a mulher deve pedir ajuda de uma profissional para a depilação íntima, já que com o aumento da barriga, fica difícil enxergar a virilha. “A ideia é evitar acidentes com cera quente ou lâmina”, alerta.

-Publicidade-

Já sobre os métodos mais indicados, o médico recomenda apenas lâmina e cera. Laser, pulso de luz (fotodepilação) e cremes depilatórios podem manchar a pele. “Lembrando que a região pélvica fica mais sensível durante a gestação, por isso, ao usar ceras, dê preferência à cera morna, que abre os poros e facilita a retirada dos pelos.” E completa: “O uso de cremes depilatórios também é contra indicado na gestação, pois podem apresentar substâncias que são absorvidas pelo organismo materno e podem causar problemas ao feto”.

A maior encanação das grávidas é que a dor da depilação cause contrações, ou algum problema para a grávida. Se for essa sua dúvida, calma! Não existe comprovação de que cera quente, ou morna, como Dr. Gustavo sugere, façam a mãe ter contrações. “Não há estudos que mostrem relação entre o uso de cera quente e contrações uterinas”, afirma.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

    -Publicidade-