Dieta da mãe durante a gravidez pode impactar o peso do filho até adolescência, diz estudo

A pesquisa teve como intuito analisar os impactos a longo prazo da alimentação na gestação

Resumo da Notícia

  • Dieta da mãe durante a gravidez pode impactar o peso do filho até adolescência
  • A constatação foi feita por um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition
  • A pesquisa teve como intuito analisar o impacto a longo prazo da nutrição na gestação

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, na última segunda-feira, 15 de março, mostrou que a dieta da mãe durante a gestação tem uma relevância crucial no Índice de Massa Corporal (IMC) do filho durante a infância e a adolescência. A pesquisa é mais uma prova da importância de uma dieta balanceada e rica em nutrientes durante a gravidez.

-Publicidade-
Dieta da mãe durante a gravidez pode impactar o peso do filho até adolescência (Foto: reprodução / Getty Images)

Para fazer o estudo, os pesquisadores acompanharam os hábitos alimentares de 1.459 pares de mães e filhos. Com isso, eles descobriram que quando as mães consomem alimentos com potencial inflamatório, ricos em gordura saturada e gordura trans, como carnes, laticínios e ultraprocessados durante a gravidez, existe uma maior probabilidade do filho ganhar mais peso que o recomendado entre 3 e 10 anos.

Apesar de terem chegado a essa conclusão, os autores da pesquisa ainda não conseguiram determinar uma explicação do por quê isso acontece. Uma primeira hipótese levantada por eles é de que uma dieta rica em nutrientes durante a gestação faz com que o feto desenvolva um metabolismo mais saudável. Outra possibilidade apontada no estudo é de que os hábitos alimentares não saudáveis das mães durante a gravidez permaneçam mesmo depois do nascimento do bebê. Com isso, as crianças perdem a referência do que seria uma dieta equilibrada dentro de casa.

-Publicidade-

O estudo também apontou que a ingestão de vegetais e gorduras saudáveis, como azeites e peixes, durante a gravidez pode ser benéfico para a saúde do bebê e ajudá-los a manter um peso saudável durante a infância e adolescência. Então, já sabe: quando descobrir uma gestação, fique de olho na nutrição!