É possível sentir o momento da implantação do óvulo? Veja os sintomas do começo da gravidez

Os sintomas de uma TPM costumam ser muito parecidos com o que você pode ter em um período inicial de gravidez, logo após a concepção. De sangramentos à cólicas, te explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Resumo da Notícia

  • Veja alguns sintomas comuns no início da gravidez
  • Alguns são semelhantes ao do período menstrual, no entanto, há como discernir
  • Todas as informações foram orientadas por um profissional da área da saúde

TPM ou primeiros sinais de gravidez após fertilização? Ao tentar engravidar, as mulheres começam a dar mais atenção ao corpo, na esperança de descobrir os sintomas da implantação, que é quando um óvulo fertilizado se implanta no revestimento do útero e começa a construir a placenta e o embrião. Normalmente ela ocorre de 1 a 2 semanas após a ovulação, trazendo os primeiros sinais da gravidez.

-Publicidade-

Dr Kingwen Hou, médico especializado em endocrinologia reprodutiva e infertilidade na clínica Kaiser Permanente, no Havaí, explica que apesar de ser possível, é difícil sentir quais são exatamente os sintomas de implantação. “Em vez disso, denominamos como os primeiros sintomas da gravidez. Não há sintomas indicando que ela está prestes a acontecer ou que ela está acontecendo”, conta.

No entanto, ele explicou que algumas mulheres podem apresentar leves manchas ou sangramento, que estão relacionados a isso. Diante do assunto, a revista Parents separou alguns sintomas comuns nesse processo:

Sangramento de implantação

“Algumas mulheres podem ter uma pequena quantidade de manchas ou leve sangramento aproximadamente 10 a 14 dias após a fertilização, e presume-se que esteja relacionado à implantação,” diz o Dr. Hou. “Não temos um estudo eficaz que apresenta o quão é comum. Mas com base em relatórios diferentes, esse sangramento ocorre em 10 a 30% das gestações”, continuou.

O sangramento ocorre quando o óvulo fertilizado se implanta no útero, causando a irritação do revestimento local. Geralmente dura de um a três dias, ocorrendo uma semana antes do período menstrual ou próximo. Devido a isso, muitas mulheres acreditam estarem tendo apenas uma menstruação precoce ou leve. Como podemos saber a diferença? A cor é a chave! O sangramento causado pelo início da gravidez normalmente é rosa claro ou marrom. Além de que o fluxo não pode ser pesado como o de um ciclo normal, ele é leve.

Veja quais são os sintomas iniciais da gestação
Veja quais são os sintomas iniciais da gestação (Foto: iStock)

Cólicas

Dr. Hou afirmou que algumas mulheres podem sentir cólicas leves quando o óvulo fertilizado se implanta no útero. No entanto, ele também diz não haver certezas comprovadas de que estão relacionadas à implantação. Elas costumam acontecer quase ao mesmo tempo que o sangramento e são muito parecidas com as cólicas menstruais. Normalmente elas vêm e vão na parte inferior do abdômen ou na parte inferior das costas.

Outros sintomas comuns

De acordo com a Dra. Chloe Acevedo, médica obstetra de Nova Jersey, existem outros sintomas que estão relacionados à implantação: náuseas, seios doloridos, escurecimento das aréolas, fadiga, dores de cabeça, inchaço, alterações de humor, sabor metálico e mudanças de apetite. “Às vezes, eles podem ser confundidos com os sintomas da TPM, que podem ser vagos e inespecíficos”, ressaltou a Dra. Acevedo. “É importante entender que os sintomas não são diagnósticos e a única maneira de discernir é realizando um teste de gravidez”.

Seios doloridos

O hormônio da gravidez, estrogênio e progesterona podem tornar os seios muito sensíveis ao toque. Isso acontece de uma à duas semanas após a concepção. Ela também será mais perceptível do que a dor normal durante o período menstrual. Além disso, muitas outras coisas mudam nos seios ao longo desse período – veja 9 mudanças aqui acontecem neles  durante uma gestação.

Náusea

O sistema digestivo da mulher acaba se tornando mais lento após engravidar. Por conta disso, muitas gestantes acabam sentindo náuseas, prisão de ventre e indigestão (embora o enjoo matinal completo ainda demore algumas semanas). A progesterona e o estrogênio também contribuem para esses sintomas de concepção – assim como o olfato aguçado na qual muitas mulheres grávidas desenvolvem.

Escurecimento das aréolas

Isso acontece porque os hormônios da gravidez acabam afetando as células localizadas na região dos mamilos (chamadas melanócitos), fazendo com que elas escurecessem. Entenda mais sobre o assunto e descubra o motivo por trás desse acontecimento nos seios.

Seios
Escurecimento das aréolas dos seios também um sintoma inicial de gravidez (Foto: Shutterstock)

Fadiga

Isso ocorre porque o corpo da mulher está em preparação para ter um bebê. Portanto, é comum sentir mais cansaço do que o normal. A fadiga também pode estar relacionada ao aumento da progesterona e da produção de sangue.

Dores de cabeça

As dores de cabeça tensionais se tornam comuns no início da gravidez, devido ao aumento de hormônios e do crescimento do volume sanguíneo no corpo. Além disso, a expressão “cérebro de grávida” é mais do que verdade: ao longo da gestação, o órgão passa por um fenômeno chamado baby brain e diminui!

Inchaço

Esse é um dos mais comuns e inevitável. Infelizmente, os jeans justos não irão servir por um período de tempo. Isso ocorre devido ao crescente nível de progesterona, que pode causar inchaço no estômago. Esses inchaços também são semelhantes ao da TPM. Veja 8 formas de diminuir o inchaço e como lidar com o problema.

Mudanças de humor

Assim como as alterações repentinas das emoções ficam mais propícias no período menstrual, também pode ocorrer durante a gestação, devido aos hormônios da gravidez.

Sabor metálico

Nesse período, as mulheres também podem notar um sabor um tanto diferenciado nos alimentos: eles passam a ter um gosto amargo e de metal após a fertilização, de cordo com o Dr. Acevedo.

Mudanças no apetite

Não é incomum ter uma mudança nas preferências de paladar depois de engravidar. Pode acontecer de que a mulher, subitamente, mude de opinião a respeito de gostos alimentares. Aquilo que menos gosta pode se tornar a melhor coisa do mundo, e vice-versa. Vale o lembrete: ter uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde da mãe e do bebê.

Mudanças de apetite
Mudanças de apetite pode ser sinal de gravidez (Foto: Reprodução/ Parents/ Jen Causey)

Estou com os sintomas. E agora?

A resposta é a mais assertiva de todas: “Você pode fazer um teste de gravidez em casa”, afirmou o Dr. Hou. No entanto, como a implantação ocorre uma ou duas semanas após a ovulação, pode ser muito cedo para obter uma leitura precisa. Portanto, é melhor esperar cerca de uma semana, que serão quando os níveis de estrogênio estarão altos o suficiente para serem detectados.