Publicado em 20/06/2013, às 14h45 - Atualizado em 20/10/2021, às 09h07 por Redação Pais&Filhos
No dia 15 de Junho, 5 semanas antes do previsto, nasceu o filho da modelo Kim Kardashian. Mãe e bebê passam bem, mas nós sabemos que dar a luz a um bebê prematuro é uma experiência bastante tensa e que preocupa muitas mães, famosas ou não.
Qualquer bebê que nasce antes das 37 semanas de gestação é considerado prematuro. Nos Estados Unidos calcula-se que por volta dos 20% dos recém-nascidos nascem antes do tempo, já no Brasil esse número é bem menor, segundo o Ministério da Saúde, está em torno dos 10%, mas a situação não é menos preocupante.
A prematuridade é a principal causa de mortalidade de crianças com até sete dias de vida, sendo responsável por 28% das mortes. Os que sobrevivem podem seguir uma vida completamente saudável, mas muitas vezes são mais propensos a ter determinadas doenças, como atrasos no desenvolvimento, perda auditiva, cegueira, doença pulmonar crônica e paralisia cerebral.
Nenhuma grávida ou mãe de recém-nascidos quer ouvir esse tipo alerta. Afinal, como saber se você corre o risco de ter um bebê prematuro? Na realidade, não existem garantias, mas podemos listar alguns indicadores como:
Como sempre, você deve falar com seu médico sobre o seu histórico de saúde para que ele possa confirmar se você tem chances de entrar em trabalho de parto antes da hora. Os médicos não podem impedir o parto prematuro, mas podem atrasá-lo com o uso de medicação. Cada dia conta e pode fazer a diferença na quantidade de tempo que seu bebê precisará ficar na UTI neonatal. Muitas vezes as mulheres que entram em trabalho de parto prematuro ignoram os sintomas porque acham que não pode estar acontecendo, mas sim, pode! E esses são alguns sinais de que você está entrando em trabalho de parto:
Perda de líquido, que pode ser um sinal de que a bolsa se rompeu sem você perceber. Nesses casos, entre em contato com o seu médico imediatamente e, a menos que ele diga para ir ao hospital imediatamente, deite e beba alguns copos de água, pois a desidratação muitas vezes provoca cólicas, e água pode aliviar sua dor.
Acompanhe os seus sintomas por uma hora e se a dor for embora, provavelmente você não estava entrando em trabalho de parto e nem sentindo as contrações “reais”, mas apenas as contrações de Braxton Hicks que podem ser bem parecidas com as do verdadeiro trabalho de parto. Aproveite para relaxar o resto do dia e, se você ainda não tiver feito isso, arrume suas malas para o hospital, pois se as dores voltarem é melhor que você não tenha mais essa preocupação.
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Bebês
Mãe é alvo de críticas após amamentar o filho em supermercado: “Errado em tantos níveis”
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Mãe de quíntuplos que passou mal ao descobrir gestação perde os bebês
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”