Estudo comprova que racismo afeta crianças desde antes do nascimento

Academia Americana de Pediatria publicou um artigo recente falando sobre os prejuízos desse preconceito

Academia Americana de Pediatria confirma prejuízos que o racismo causa ao feto (Foto: Getty Images)

Já está comprovado que o racismo afeta, sim, a saúde mental, o comportamento e o desenvolvimento de pessoas negras. Agora, estudiosos da Academia Americana de Pediatria provou de uma vez por todas que esse tipo de preconceito começa a afetar a saúde de crianças e adolescentes quando elas ainda estão no útero da mãe.

-Publicidade-

De acordo com o artigo publicado pela instituição, os prejuízos começam a aparecer na vida do bebê ainda durante a gravidez por causa da exposição prolongada que a mãe sofre a hormônios do estresse.

Como consequência, isso colabora para que a criança nasça com baixo peso, além de haver um aumento na taxa de mortalidade infantil. Vale relembrar que esses problemas são acentuados porque, por condições sociais e históricas, mulheres negras têm  mais dificuldade em ter acesso ao pré-natal.

-Publicidade-

Fique de olho

O canal do Youtube My Pingu TV, direcionado ao público infantil, foi obrigado a tirar do ar o desenho “Dina and The Prince”, Dina e o Príncipe, em português, após ser denunciado por racismo.

A acusação aconteceu porque em uma das cenas, a princesa branca e de olhos claros é amaldiçoada e se torna feia. A produção ilustrou a “feiura” da princesa transformando-a em uma mulher negra, de cabelos cacheados.

No Twitter, os usuários fizeram muitas críticas ao desenho. “Esse desenho do Youtube está insinuando que mulheres negras são feias. É assim que as crianças aprendem a odiar suas aparências”, disse um internauta.

(Foto: Reprodução / Twitter)

Outro usuário também criticou muito a postura dos produtores no vídeo: “Uau, estamos vendo racismo descarado em pleno 2019″, comentou.

(Foto: Reprodução / Twitter)

Após as críticas ao desenho, a produção se desculpou e retirou o vídeo do ar, posteriormente fazendo uma nova versão, que deixava a princesa com orelhas de duende e olhos desproporcionais.

Leia também:

Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão falam sobre ter filhos e contam que racismo é tema frequente de conversa

Racismo: famílias saem de piscina em hotel de luxo após menina negra entrar na água

Em vídeo, funcionário acaba com diversão de criança e é acusado de racismo

 

 

-Publicidade-