Gravidez

Exercício físico na gravidez pode salvar seu filho de problemas de saúde quando adulto, diz estudo

Exercício físico na gravidez pode salvar seu filho de problemas de saúde quando adulto - Getty Images
Getty Images

Publicado em 18/03/2021, às 17h24 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Uma pesquisa publicada recentemente sugere que os exercícios durante a gravidez podem fazer com que as mães reduzam significativamente as chances dos filhos desenvolverem diabetes e outras doenças metabólicas mais tarde na vida. O estudo descobriu que exercício materno durante a gravidez evitou a transmissão de doenças metabólicas dos pais para o filho.

Exercício físico na gravidez pode salvar seu filho de problemas de saúde quando adulto (Foto: Getty Images)

A pesquisa, por enquanto, foi feita usando ratos de laboratório. Para os pesquisadores, se a descoberta for verdadeira em humanos, o resultado terá uma grande relevância, pois será capaz de ajudar mulheres grávidas a garantir que os filhos vivam da forma mais saudável possível. Isso significa que, em breve, a primeira ida de uma mulher ao médico após a concepção pode incluir a receita de um programa de exercícios.

“Sabe-se que a maioria das doenças crônicas de que falamos hoje é de origem fetal. Isso quer dizer que as más condições de saúde dos pais antes e durante a gravidez têm consequências negativas para a criança, potencialmente por meio da modificação química dos genes”, disse o pesquisador Zhen Yan, PhD, especialista em exercícios da University of Virginia School of Medicine. “Fomos inspirados por nossa pesquisa anterior com camundongos, sugerindo que exercícios aeróbicos regulares para uma mãe obesa antes e durante a gravidez podem proteger a criança do início precoce do diabetes. Neste estudo, fizemos as perguntas, o que aconteceria se uma mãe obesa se exercitasse apenas durante a gravidez , e se o pai for obeso?”, completou ele.

Exercício e gravidez

Os cientistas sabem que os exercícios durante a gravidez ajudam a ter bebês saudáveis, reduzindo o risco de complicações na gravidez e partos prematuros. Mas Yan, o diretor do Centro de Pesquisa do Músculo Esquelético do Centro de Pesquisa Cardiovascular Robert M. Berne da UVA, queria ver se os benefícios continuavam ao longo da vida das crianças. E seu trabalho sugere que sim.

Os exercícios durante a gestação pode ajudar seu filho quando ele estiver adulto (Foto: reprodução / Getty Images)

Para determinar isso, Yan e os pesquisadores estudaram ratos de laboratório e os descendentes deles. Alguns dos ratos adultos foram alimentados com ração típica antes e durante a gravidez, enquanto outros foram alimentados com uma dieta rica em gordura e calorias para simular a obesidade. Alguns que receberam dieta rica em gordura antes do acasalamento tiveram acesso a uma roda de corrida voluntária apenas durante a gravidez, onde podiam correr o quanto quisessem, enquanto outros não, o que significava que permaneceram sedentários.

Os resultados foram surpreendentes: tanto as mães quanto os pais no grupo de alto teor de gordura podiam predispor os filhos a distúrbios metabólicos. Em particular, filhos do sexo masculino de mães sedentárias com dietas ricas em gorduras eram muito mais propensos a desenvolver níveis elevados de açúcar no sangue e outros problemas metabólicos na idade adulta.

Para entender melhor o que estava acontecendo, os pesquisadores analisaram o metabolismo dos filhos já adultos e a modificação química (epigenética) do DNA. Eles descobriram que havia diferenças significativas na saúde metabólica e na atividade de certos genes entre os diferentes grupos de descendentes, sugerindo que os efeitos negativos da obesidade parental, embora diferentes entre o pai e a mãe, perduram por toda a vida dos filhos.

A boa notícia é que o exercício materno apenas durante a gravidez evitou uma série de mudanças “epigenéticas” que afetam o funcionamento dos genes do filho, descobriram os pesquisadores. Os exercícios maternos bloqueavam completamente os efeitos negativos da obesidade da mãe ou do pai sobre o filho, apontaram eles.

Para eles, o resultado fornece a primeira evidência de que os exercícios maternos apenas durante a gravidez podem prevenir a transmissão de doenças metabólicas de pais para filhos. “A mensagem para levar para casa é que não é tarde demais para começar a fazer exercícios se a mãe ficar grávida. O exercício regular não só beneficiará a gravidez e o parto, mas também a saúde do bebê a longo prazo”, disse Yan.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank celebram o nascimento de Pilar - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bruno Gagliasso e Gio Ewbank parabenizam Fe Paes Leme pelo nascimento da filha após polêmica