Publicado em 28/10/2013, às 13h28 - Atualizado em 20/07/2022, às 12h48 por Redação Pais&Filhos
A gravidez deixa o sistema imunológico mais frágil e mais vulnerável a doenças. Por isso, a febre pode acontecer, mas você não deve ignorá-la, já que pode representar riscos para tanto para a grávida quanto para o bebê. Se acontecer nas primeiras semanas, a febre muito forte pode causar malformação do feto – o que não é comum – e aborto espontâneo, se a temperatura permanecer alta por muito tempo.
Quem já está na reta final da gravidez pode passar por um parto prematuro. Foi o que aconteceu com a jornalista e blogueira Sofia Benini, mãe de Mabi e Alfonso, que teve uma infecção na 36ª semana. O segundo filho nasceu prematuro por causa da febre alta da mãe, que chegou a 40 graus. Tudo começou com sintomas de gripe, mas rapidamente Sofia estava delirando. A crise durou cerca de uma hora e, quando chegou ao hospital, os exames constataram que o líquido amniótico estava baixo demais, o que pode acontecer em caso de
“Fiquei no hospital para me hidratar e esperar que o líquido voltasse ao normal. No dia seguinte os novos exames e o ultrassom mostraram que o risco ainda era grande porque o líquido continuava em baixa e minhas plaquetas estavam caindo”, conta Sofia, que teve que fazer cesariana de emergência.
O ginecologista Sang Cha, pai de Guilherme, Jorge e Lara, explica que a febre eleva a produção de Prostaglandinas – substância que induz a contração muscular –, causando a contração do útero e contribuindo para o parto prematuro ou o aborto no início da gravidez.
É preciso ficar atenta e, a qualquer alteração na temperatura corporal, avisar o médico, por mais simples que pareça. “Antitérmico para grávida é paracetamol, e depois de medicada, é preciso tirá-la do estado febril o mais rápido possível”, afirma o doutor Sang.
Outras recomendações são: tomar banhos com água morna, ficar em local ventilado e manter uma dieta leve. A febre causa desidratação, por isso ingerir bastante líquido vai ajudar a se recuperar. Se nada disso resolver e a febre não baixar, a solução é não perder tempo e correr para o hospital.
Consultoria: Dr. Sang Cha – especialista em medicina fetal e diretor da Embryo Fetus, Centro de Reprodução Assistida.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Criança
Menino de 2 anos se apaixona por animal peculiar e vídeo faz sucesso nas redes sociais
Criança
Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil