Fertilidade: entenda como a menstruação pode indicar suas chances de engravidar

Para te ajudar a detectar possíveis problemas, aqui estão situações comuns que mulheres enfrentam durante a vida menstrual e quando você deve procurar um médico

Resumo da Notícia

  • A menstruação pode afetar a gestação
  • Entenda como e porquê isso acontece
  • Veja como sua menstruação pode afetar suas chances de engravidar

A chegada da menstruação pode ser muito decepcionante quando a mulher está tentando engravidar. Mas o que muitas não sabem é que a menstruação é, na verdade, uma janela para a fertilidade. Ela ajuda a rastrear os ciclos, saber (aproximadamente) quando está mais fértil e, ainda, fornece pistas sobre as chances de engravidar.

-Publicidade-
Entenda como sua menstruação pode afetar suas chances de engravidar (Foto: iStock)

Coisas como a duração do ciclo, a intensidade do fluxo e a regularidade da menstruação são diretamente afetadas pelos hormônios que regulam o ciclo. Esses, por sua vez, ajudam a engravidar e a manter uma gravidez saudável. Portanto, quando os níveis hormonais ficam desequilibrados, às vezes devido a condições médicas subjacentes, estresse ou mudanças extremas na dieta, há uma boa chance de que seu ciclo menstrual seja prejudicado, assim como suas chances de engravidar.

Para te ajudar a detectar possíveis problemas, aqui estão situações comuns que mulheres enfrentam durante a vida menstrual. Essas informações poderão te ajudar a saber quando consultar um médico para entender como sua menstruação pode estar afetando suas chances de engravidar.

-Publicidade-

Não menstruar

Se você está tentando engravidar, não há nada pior do que não ter menstruação pelo motivo errado. Se seu ciclo não está chegando mensalmente e você também não está vendo as duas listras que você espera, é uma boa ideia ir ao médico para descobrir o problema. Isso porque um ciclo irregular tem um efeito duplo em sua fertilidade: primeiro, será muito mais difícil identificar as datas-chave da ovulação, em que é mais provável engravidar. Mais importante, a falta repetida da menstruação geralmente indica problemas subjacentes que podem afetar sua fertilidade; alguns são graves, enquanto outros são relativamente simples de resolver.

Se você está se perguntando o que pode causar a falta de menstruação além da gravidez, há várias causas possíveis. “A SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) é provavelmente a causa mais conhecida de ciclos irregulares. O hipotireoidismo às vezes pode causar amenorreia também, assim como altos níveis de prolactina, deficiência de zinco, dieta extrema ou perda de peso ou exercícios muito intensos”, explica Dra. Lauren DeVille, médica neuropata em Nature Cure Family Health. Muitas dessas causas podem ser facilmente corrigidas ou revertidas com a ajuda de seu obstetra, que pode, por sua vez, te encaminhar a um especialista em fertilidade, se necessário.

O fluxo anormal pode ser um motivo (Foto: Shutterstock)

Fluxo Anormal

Se você está menstruando todos os meses, está definitivamente à frente no que diz respeito às chances de engravidar.  No entanto, se o teste positivo não chegar um mês após outro e seu ciclo continuar sendo relativamente previsível, seu fluxo pode te dar uma dica de possíveis problemas. Fluxos muito intensos ou moderados, às vezes podem significar que existem problemas que precisam ser resolvidos antes da gravidez acontecer. Aqui estão alguns deles:

Fluxo intenso

À primeira vista, uma menstruação anormalmente intensa pode não parecer algo que possa afetar sua fertilidade, especialmente se sua menstruação ainda for regular. Na realidade, porém, não é normal ter um fluxo muito pesado todo mês. A maioria das causas de menstruações muito intensas são coisas que também levam à incapacidade de engravidar ou manter uma gravidez saudável: coisas como miomas uterinos ou pólipos, endometriose, doença inflamatória pélvica ou desequilíbrio hormonal.

E como você sabe distinguir quando um fluxo intenso é realmente intenso? De acordo com a Dra. Jessica Shepherd, uma OBGYN and U by Kotex founder, um fluxo menstrual extremamente intenso é chamado de menorragia e é caracterizado pelo seguinte:

– Você precisa trocar o absorvente em menos de uma hora

– Você sofre de tonturas, desmaios, anemia ou falta de ar durante a menstruação

– Você sangra tanto que precisa de uma transfusão de sangue

Fluxo leve

Na maioria das vezes, um fluxo leve não deve ser motivo para preocupações. Se você sempre teve um fluxo fraco ou por pouco tempo, alegre-se! Isso certamente não deve afetar suas chances de engravidar. Mas se o seu fluxo escasso for uma mudança repentina que não pode ser explicada pelo aumento do estresse ou pela perda dramática de peso, é recomendável investigar o que está causando essa diminuição.

Um dos maiores problemas médicos quando se trata do que causa um período escasso é a síndrome do ovário policístico, ou SOP, uma condição em que as mulheres produzem hormônios masculinos acima da média. E você provavelmente já sabe que a SOP é uma das principais causas de infertilidade em mulheres hoje. Mas a boa notícia é que o tratamento médico adequado para ajudar a manter os hormônios sob controle torna possível que as pessoas que sofrem de SOP tenham uma gravidez saudável e carreguem um bebê até o nascimento.

Duração do ciclo

A duração do ciclo perfeito é de 28 dias. Mas, claro, somos todas diferentes, então sempre haverá alguma variação na duração do ciclo. Frequentemente, o ciclo de uma pessoa pode atrasar por um dia ou mais, e isso é normal. Mas diferenças drásticas na duração do ciclo podem sinalizar problemas como desequilíbrio hormonal ou outros problemas médicos que podem afetar a fertilidade.

De acordo com a Clínica de Fertilidade Shady Grove, “a duração do seu ciclo, embora não esteja usando qualquer forma de controle de natalidade, pode ser um indicador chave para desequilíbrios hormonais e dizer se a ovulação está ocorrendo de maneira regular ou não. Os desequilíbrios hormonais podem afetar se e quando a ovulação ocorre durante o seu ciclo”.

Ciclo longo

Quando você está tentando engravidar, mesmo um ciclo de 30 dias pode parecer uma eternidade! É por isso que não há nada mais punitivo do que um ciclo anormalmente longo. Fique tranquila, pois os ciclos ocasionais mais longos do que o normal são bastante normais; pequenas coisas como viagens, estresse ou até mesmo doenças podem atrasar sua menstruação por alguns dias. Mas se ele dura 45 dias ou mais, ou se esses ciclos mais longos do que a média estão se tornando regra para você, é hora de descobrir o que está acontecendo. Ciclos longos podem significar que você não está ovulando regularmente. Na verdade, muitas vezes são indicativos de um ciclo anovulatório – um ciclo em que seu corpo não libera nenhum óvulo. Como você pode imaginar, isso definitivamente pode atrapalhar o processo de fazer bebês.

Muitas das coisas que causam períodos perdidos e outras anomalias são as mesmas coisas que causam ciclos superlongos; desequilíbrio hormonal nas glândulas tireoide e adrenal, pólipos uterinos ou miomas, SOP ou obesidade podem desempenhar um papel importante.

Ciclo curto

Por outro lado, se você notou que está menstruando mais de uma vez por mês, há uma boa chance de que a duração do seu ciclo seja anormalmente curta. Se você está pensando que isso equivale a ainda mais chances de tentar engravidar, infelizmente, nem sempre é esse o caso. Um ciclo anormalmente curto pode ser uma indicação de, entre outras complicações, um defeito da fase lútea.

“A fase lútea é a segunda metade do ciclo, após a ovulação. Durante esta fase, a progesterona sobe para nutrir o endométrio em caso de implantação. Demora cerca de 7 dias após a ovulação para a implantação ocorrer, então uma fase lútea mais curta do que isso faz gravidez improvável. Idealmente, você precisa que a fase lútea dure cerca de 14 dias”, diz DeVille.

Outros sinais de defeito da fase lútea incluem manchas e abortos espontâneos repetidos. A solução geralmente está em medicamentos para fertilidade, então se você for diagnosticado com um defeito na fase lútea, saiba que é um problema solucionável e provavelmente você terá poucos problemas para conceber depois que for corrigido.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-