Fertilidade: veja como funciona o calendário de ovulação e como usá-lo a seu favor

Alguns casais que pretendem engravidar optam por fazer a maior quantidade de sexo o possível. Essa possibilidade, porém, não é a mais efetiva. Aprenda a entender seu corpo para aumentar suas chances de ter um bebê

Resumo da Notícia

  • Se você está pensando em engravidar, provavelmente já ouviu falar sobre o calendário de ovulação
  • Veja como ele funciona
  • Aprenda a usá-lo a seu favor

Quando se trata de tentar engravidar, um possível plano é fazer o máximo de sexo quanto possível. Mas você sabia que o momento em que a relação acontece pode aumentar suas chances de ter um bebê? Com a ajuda de um calendário de ovulação, você pode acompanhar os processos que acontecem no seu corpo e identificar a janela de seis dias de cada mês em que têm maior probabilidade de engravidar. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como usar um calendário de ovulação para calcular seus dias mais férteis.

-Publicidade-
Como usar o calendário a seu favor (Foto: Getty Images)

O que é ovulação?

A ovulação ocorre “quando seu ovário libera um óvulo maduro na trompa de Falópio e ele desce pela trompa até o útero”, diz Obosa Osawe, MD. O hormônio luteinizante (LH) aumenta 24h a 36h antes da ovulação, desencadeando a liberação do óvulo, que sobrevive cerca de 12h a 24h no trato reprodutivo e, se for fertilizado com esperma durante esse período, a mulher pode engravidar. Se o óvulo não for fertilizado, ele é reabsorvido e eliminado com o revestimento uterino durante a menstruação.

Muitas mulheres percebem que o muco cervical fica mais fino e escorregadio durante a ovulação; isso permite que o esperma se mova mais facilmente pelo trato reprodutivo. Outros sintomas da ovulação podem incluir manchas, sensibilidade mamária, aumento da libido, olfato intensificado e dor pélvica leve. Nem todas as pessoas apresentam sintomas de ovulação.

-Publicidade-

Seu calendário de ovulação e fertilidade

Muitos casais que estão tentando engravidar planejam ter relações sexuais durante a ovulação, uma vez que “o momento ideal para engravidar é quando você está ovulando”, diz o Dr. Osawe. As chances são maiores no dia da ovulação e nas 24 horas anteriores a ela. Mas a concepção pode ocorrer por meio de sexo desprotegido vários dias antes da ovulação, uma vez que os espermatozoides podem viver por um tempo nas trompas de falópio, diz Jingwen Hou, MD, Ph.D., um obstetra especializado em endocrinologia reprodutiva e infertilidade na Kaiser Permanente no Havaí. Assim que o espermatozoide se dissolve, 12h a 24h após a relação, ele não pode mais levar à gestação.

A maioria das mulheres com menstruações regulares têm um ciclo de 28 dias. “Se for assim que acontece com você também, você deve ovular cerca de 14 dias após o primeiro dia da última menstruação”, diz o Dr. Osawe. Mulheres com períodos irregulares geralmente ovulam entre 11 e 21 dias no ciclo.

Calculadoras de ovulação online podem ajudar a determinar seus dias mais férteis. Mulheres com ciclos mais longos e períodos irregulares – ou aquelas que desejam mais precisão ao prever a fertilidade – podem usar kits de teste de ovulação ou monitores de fertilidade. Eles também podem mapear sua temperatura corporal basal.

Calendário de ovulação para menino ou menina

Sabia que é possível estimar se você vai conceber uma menina ou menino usando um calendário de ovulação? Acontece que o sexo do bebê pode ser parcialmente determinado pela data de concepção. Essa ideia, chamada de método Shettles, foi introduzida pela primeira vez por Landrum B. Shettles na década de 1960. No livro Como escolher o sexo de seu bebê, com co-autoria de David Rorvik, ele descreve a teoria com mais detalhes.

Calendário de ovulação para conceber um menino: o espermatozoide Y (que produz meninos) supostamente viaja mais rápido pelo sistema reprodutivo e tem uma vida útil mais curta. Portanto, os casais que desejam um menino devem ter relações sexuais desprotegidas perto da ovulação.

Calendário de ovulação para conceber uma menina: o espermatozoide X (que produz meninas) se move mais devagar e tem uma vida útil mais longa. Se você fizer sexo alguns dias antes da ovulação, o espermatozoide X ainda estará por perto quando você ovular, enquanto o espermatozoide Y morrerá. Isso pode aumentar suas chances de ter uma menina.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

-Publicidade-