Foto chocante mostra barriga no momento exato de contração durante trabalho de parto

A imagem faz parte de ensaio feito por fotógrafa americana

(Foto: Reprodução / Parents / Gather Birth)

Durante a gestação o corpo da mulher muda completamente. Mas a fotógrafa Meredith Westin capturou o momento exato que simboliza tudo o que o corpo passa durante o parto normal: uma contração daquelas. A foto está bombando nas redes sociais e gerando muitos comentários.

Na imagem, em que a mulher está acompanhada de uma doula, é possível ver a quantidade de tensão na região da barriga dela, que também está bem baixa. Ela está sentada na privada, apoiada em um travesseiro.

(Foto: Reprodução / Parents / Gather Birth)

“Olhe para este corpo em trabalho de parto“, a fotógrafa escreveu em sua conta do Instagram. “A força dessa foto é física e mental. É imensurável”, definiu. “Uma doula está ao da mãe para lembrá-la da sua força quando parece impossível. Sabemos que ela é capaz”, completou.

A imagem faz parte da sequencia de fotos do parto, que ainda mostra a mãe dentro da banheira, onde aconteceu o parto e recebendo o apoio do companheiro. A moça deu à luz um menino.

(Foto: Reprodução / Parents / Gather Birth)

 

(Foto: Reprodução / Parents / Gather Birth)

 

(Foto: Reprodução / Parents / Gather Birth)

Como lidar com a dor no parto normal?

Um trabalho de parto pode demorar horas a fio, mas fique tranquila: a dor não estará presente durante todo esse tempo. Ela será mais e menos forte dependendo do estágio. E para alívio geral da nação, os médicos costumam fazer a analgesia justamente na hora que ela está mais intensa, já no estágio final.

O trabalho de parto é dividido em 3 etapas. Em cada uma delas, a dor é de um jeito. A primeira etapa é o início do trabalho de parto, quando a dilatação vaginal está com um tamanho entre 2 a 3 centímetros e as contrações acontecem duas vezes a cada 10 minutos. E entenda-se contração como dor. Elas começam devagar, ficam fortes e desaparecem. É uma dor suportável, que se assemelha a uma cólica muito forte. Conforme a dilatação vai progredindo, as contrações vão ficando mais frequentes, 4 a cada 10 minutos.

Leia também

Mãe tem parto inesperado dentro do banheiro de um bar e conta a experiência

Parto normal x cesárea: saiba quais são as principais diferenças entre os dois

7 coisas que podem acontecer durante o trabalho de parto