Fotógrafa de gestantes vira sucesso internacional com fotos que fogem do óbvio e o resultado é de cair o queixo

Conversamos com Vanessa Firme, mãe de Lucca, que vem fazendo sucesso criando fotos com montagens únicas, inspiradas em personagens históricas, filmes e princesas da Disney

Resumo da Notícia

  • Após reviravolta, química muda de profissão e se torna fotógrafa de gestantes
  • À procura de um estilo próprio, Vanessa produz fotos inovadoras
  • Ela já fez mães se tornarem princesas, atrizes e até mesmo personagens históricas por um dia
  • Apesar da profissão, Vanessa não fez fotos quando estava grávida e revela o motivo
Já pensou como seria a Ariel grávida? Vanessa Firme já! (Foto: Vanessa Firme arquivo pessoal)

As fotos de gestantes em estúdio estão cada vez mais em alta, afinal, quem não quer ter recordações maravilhosas dessa época tão incrível? Algumas mães, no entanto, querem inovar e sair um pouco das clássicas imagens de gestantes. Pensando nisso, Vanessa Firme, mãe de Lucca e fotógrafa, vem fazendo sucesso criando montagens únicas, inspiradas em personagens históricas, filmes e princesas da Disney. Conversamos com ela para entender um pouco sobre como funciona o processo de criação.

-Publicidade-

Química por formação, Vanessa sempre fotografou nas horas vagas. Desde a infância ela ama arrumar as amigas e clicar. “Gastava tudo com filmes de 36 poses, era minha diversão favorita”. A vida adulta chegou, no entanto, e as contas apareceram. A fotógrafa, então, optou por procurar uma carreira mais ‘garantida’. “Fui atrás da carteira assinada e garantias que uma empresa oferece”, conta. 10 anos depois, Vanessa foi demitida e, com o apoio do marido, resolveu seguir seus sonhos. Comprou uma câmera semi-profissional, investiu em cursos e passou a procurar seu estilo. Uma coisa foi levando a outra até que ela chegou no ensaio de gestantes.

Para criar as imagens, a fotógrafa conta que há todo um processo. O primeiro passo é ter inspiração. Segundo ela, tudo pode ser fonte de ideias, mas costuma pensar muito na relação com mulheres históricas, como personalidades, personagens de filmes, desenhos, entre outras. “Costumo olhar para todas as mulheres da história e pensar: como seria se ela estivesse grávida?”, explica.

-Publicidade-
Desenho inspiração para fotografia (Foto: Vanessa Firme/ arquivo pessoal)

Depois da inspiração vem o desenho. Vanessa disse que tem o hábito de desenhar as coisas que ela imagina e, por isso, quando vai fazer uma foto já tem uma imagem na cabeça de como o retrato irá ficar. A partir daí ela começa a ir atrás dos elementos que aquela fotografia terá.

A mãe do Lucca, no entanto, não fez ensaio quando estava grávida. Tudo porque, há 15 anos, esse meio não era tão disseminado quanto é hoje. “Eu nem cheguei a cogitar essa possibilidade na época e sinto demais por isso”, assume. Hoje a profissional recomenda que todas as mães que tiverem oportunidade façam o ensaio, mesmo que não seja com ela. ” É (um momento) único e Magico, eu AMO as gestantes, são sublimes”.

Foto inspirada no desenho anterior (Foto: Vanessa Firme/ arquivo pessoal)

Apesar do foco ser mais na experiência da mulher, não da família no geral, Vanessa contou que família é tudo para ela. “A coisa mais preciosa pro ser humano é ter pra quem voltar, é ter um lugar onde te aceitam como você é”.

Para entrar em contato com Vanessa, o meio mais recomendado é o Instagram no @gravidivas, no perfil você pode encontrar também um e-mail e um telefone para contato. Apesar de trabalhar no Rio de Janeiro, a fotógrafa topa participar de algumas viagens para fotografar em outros estados. Sua agenda está fechada até junho, mas ela pode ajudar as mães interessadas indicando outros profissionais. O valor do ensaio é a partir de 2.ooo, com toda a produção incluída (roupas, maquiagem, cabelo, acessórios, sapatos) e 20 fotos.

Sua originalidade a rendeu reconhecimento internacional. Recentemente ela foi para os Estados Unidos para dar entrevista ao renomado programa ‘The Morning Show”. Veja mais fotos dos ensaios:

Grávida vira Fiona por um dia (Foto: Vanessa Firme arquivo pessoal)
Branca de Neve depois do ‘felizes para sempre’ (Foto: Vanessa Firme arquivo pessoal)
Grávida vira Cinderela por um dia (Foto: Vanessa Firme arquivo pessoal)
Mãe e filho caracterizados de Bela e a Fera (Foto: Vanessa Firme arquivo pessoal)
Vanessa faz ensaio inspirado em Malévola (Foto: Vanessa Firme arquivo pessoal)

 

Vanessa faz uma vesão do pôster de ‘As Branquelas’ gestantes (Foto: Vanessa Firme arquivo pessoal)
Minha Mãe é Uma Peça vira inspiração de Vanessa (Foto: Vanessa Firme arquivo pessoal)
Pretty Woman gestante? Isso mesmo! (Foto: Vanessa Firme arquivo pessoal)
Vanessa Firme se inspira no filme Miss Simpatia para fotografar (Foto: Vanessa Firme arquivo pessoal)
Vanessa Firme se inspira em filme para fotografar (Foto: Vanessa Firme arquivo pessoal)

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-