Fotos impressionantes mostram mãe fazendo yoga durante a gravidez do segundo filho

A professora de yoga Erika Harper publica os registros de suas práticas enquanto estava grávida dos dois filhos, Anïs e Azari

Resumo da Notícia

  • A professora de yoga norte-americana Erika Harper vem impressionando as redes sociais
  • Ela é mãe de duas crianças, Anïs e Azari, e registrou algumas posições que fez enquanto estava grávida
  • Em uma das imagens, ela está com 37 semanas de gestação e faz uma postura invertida sobre a cabeça
  • A professora incentiva a aceitação do corpo e o direito da mulher à autonomia, inclusive durante a gestação

A professora de yoga norte-americana Erika Harper vem impressionando as redes sociais. Mãe de duas crianças, Anïs e Azari, ela registrou algumas posturas que fez enquanto estava grávida do segundo filho. Em uma das imagens, ela está com 37 semanas de gestação e faz uma postura invertida sobre a cabeça.

-Publicidade-
Erika Harper é professora de yoga (Foto: Reprodução/Instagram/Erika Harper)

Outras fotos que chamam a atenção são as que ela aparecendo praticando com as crianças, em posições que exigem um alto nível de equilíbrio. Segundo o site de Erika, a professora incentiva a aceitação do corpo e o amor-próprio por pessoas de todos os gêneros e defende o direito da mulher à autonomia, inclusive quando está grávida. “Suas aulas de yoga são tipicamente voltadas para o fortalecimento físico e psicológico, o alívio do estresse e o fortalecimento da determinação por meio de combinações vigorosas e específicas de posturas”, diz o site.

Erika Harper registra as posturas que fez durante a gestação dos filhos (Foto: Reprodução/Instagram/Erika Harper)

“Ser mulher e, em particular, uma mulher negra de 38 anos durante esta minha segunda gravidez planejada em 2 anos, me oferece uma perspectiva única das capacidades e poder que os corpos das mulheres possuem”, conta Erika.

Erika defende que a mulher grávida não seja considerada como incapaz (Foto: Reprodução/Instagram/Erika Harper)

Nas legendas das fotos, ela conta que recebia mensagens com dúvidas sobre a prática de yoga na gravidez. “Recebi tantas histórias de mulheres que agora podem ver que foram programadas para pensar que a gravidez de alguma forma nos coloca em um déficit, quando na verdade é provavelmente um dos momentos mais fortalecedores para alguém que quer filhos jamais poderia ter em suas vidas. A força vai parecer diferente de mulher para mulher. Força é definida simplesmente por nossa capacidade de nos declararmos fortes. Tudo começa na mente”, escreveu Erika.

Erika aconselha as seguidoras a procurar um especialista antes de começar a prática da yoga na gestação (Foto: Reprodução/Instagram/Erika Harper)

Ela também fez questão de aconselhar as seguidoras que têm vontade de praticar yoga durante a gravidez: “Vejo que muitas de minhas seguidoras grávidas têm dúvidas sobre as posturas e segurança. Por favor, entendam que eu venho fazendo essas asanas há um bom tempo e sei quais posso fazer e quais representam um risco à minha saúde ou à do meu bebê. Se você nunca fez asanas avançadas antes, não comece durante a gravidez!”, indicou.

Yoga na gestação

Durante a gestação, a mulher passa por muitas transformações físicas e psicológicas. Neste período, a yoga é um exercício físico que pode trazer benefícios e ajudar a gestante a aceitar as mudanças no corpo e na mente, trazendo mais energia e disposição, e ainda tranquilizar quando chegar a hora do parto.

Para iniciar, o  ideal é consultar um médico e fazer as aulas de yoga com um instrutor especializado, que saberá indicar as melhores posturas e variações para cada caso. O mais importante é consultar seu médico sobre os exercícios que você pode fazer e sempre respeitar seus limites. Carolina Jordan, instrutora de yoga, conta que praticou o exercício durante oito meses da gestação, focando mais nos agachamentos, exercícios pélvicos, meditação e respiração: “O resultado desse trabalho para mim foi uma enorme disposição durante a gestação e muita calma durante o parto”.

“Mãe e bebê estão profundamente ligados. Existem posturas que aliviam tensões, que relaxam, acalmam e equilibram o sistema nervoso. Assim, enquanto a mãe pratica, o bebê também recebe os benefícios”, explica Adriana Ambrósio, Coordenadora Nacional da Fundação Arte de Viver e professora de Yoga. Veja outros benefícios que essa prática pode fazer pela sua gravidez.