Publicado em 24/01/2017, às 15h58 - Atualizado às 16h00 por Redação Pais&Filhos
Poucas coisas são tão mágicas quanto os chutes que o bebê dá ainda dentro da barriga mostrando que ele está mesmo lá. “Quando eu senti que o movimento pela primeira vez, pensei ‘isso está realmente acontecendo. há alguém crescendo dentro de mim. não só crescendo, mas esticando, dando cambalhotas, e muito mais”, contou a norte-americano Gina Bartnik, para a revista Parents.
Saiba mais sobre todos os movimentos do bebê dentro da barriga!
Os primeiros movimentos
Geralmente, você detecta os primeiros movimentos do bebê entre 16 e 22 semanas de gestação. Algumas grávidas dizem que a sensação lembra de um beijo de borboleta, como se fossem cílios roçando sua barriga, outras descrevem como pipoca estourando. Pode ser apenas uma coisa pequena, mas é muito emocionante.
Esses primeiros movimentos ainda não são pontapés. É o bebê praticamente dando piruetas na barriga e nadando no líquido aminótico. Se você fizer um ultrassom nesta fase, verá que seu bebê está muito ativo.
Chutes reais
Entre 20a e 30a semanas, os movimentos do bebê podem se tornar mais perceptíveis porque ele está crescendo e ficando mais fortes Com 26 semanas, seu filho está com quase dois quilos. Os braços e pernas dele estão maiores, mais poderosos e começarão realmente chutar você.
Ginástica da boa
Já da 30a semana até a 35a, você vai ficar ainda fascinada em ver como a criança mexe dentro da barriga. Conforme os dias passam você vai sentir o ritmo aumentar. Comer certos alimentos também resulta em alguma ação. O mesmo acontece com os sons, que desempenham um papel importante.
O que mais alerta os bebês é a voz do pai. Por volta do quinto mês de gravidez, o bebê ouve bem e os sons graves, como a voz de um homem, dão aos bebês mais sacudida do que os sons agudos. Isso acontece, provavelmente, devido à forma como o som viaja através do líquido amniótico.
Alongamentos finais
Depois de ter atingido 35 semanas, seu bebê tem menos espaço para se movimentar. Então, você vai notar menos movimentos. Você também pode sentir dor nas costelas porque seu cresceu e está se empurrando para cima com os pés. Sua pélvis também pode doer enquanto ele pressiona a cabeça para baixo. Não é uma situação tão boa, mas, pelo menos, ela está se movendo na direção certa.
Leia também:
Veja como acabar com o enjoo durante a gestação
Chás que a grávida não pode tomar (e você nem sabia!)
6 sintomas estranhos da gravidez que você não conhecia
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Bebês
Irmã de Alice, a menina das palavras difíceis, impressiona ao falar “batata” com 7 meses