Gravidez

Grávida de gêmeos? Separamos 6 coisas que você PRECISA saber

Veja o quanto você pode engordar, riscos e tipos de gestações

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

pregnant-mom-touching-her-belly-with-socks-on-her-fingers-picture-id471083870

(Foro: iStock)

Se você está grávida de gêmeos, precisa saber de algumas coisas que te esperam, como o ganho a mais de peso, as vitaminas extras que deverá tomar e os cuidados com seu obstetra. Embora as recompensas de uma gravidez gemelar sejam em dobro, existem algumas preocupações. Pontuamos coisas básicas que você precisa saber sobre a gravidez de gêmeos.

  1. Existem dois tipos de gravidez gemelar: fraterna e idêntica. A idêntica é menos comum porque exige a divisão de um único óvulo fertilizado. Já a fraterna, dois óvulos separados são fertilizados por dois espermatozoides e implantados no útero ao mesmo tempo.
  2. A probabilidade de ter gêmeos é maior se houver um histórico de gêmeos na sua família. Os medicamentos para fertilidade também aumentam a incidência de gêmeos porque muitas vezes causam a liberação de mais de um óvulo durante a ovulação.
  3. Você precisa comer pelo menos 2.700 calorias por dia e provavelmente te prescreverão vitaminas e minerais extras. Mulheres grávidas de gêmeos são mais suscetíveis à anemia porque é necessário mais ferro para apoiar o crescimento saudável dos dois fetos.
  4. Com gêmeos, você ganhará entre 15 a 20 quilos até o final da sua gravidez. Por conta disso, as gestações gemelares tendem a ser mais desconfortáveis. Você precisará de muito descanso e é ideal que você coloque os pés para cima com frequência para reduzir o inchaço e a dor nas pernas.
  5. As gestações gemelares têm um risco aumentado de trabalho de parto prematuro, ruptura prematura de membranas, crescimento desigual, pressão alta, pré-eclâmpsia e diabetes. Por isso, seu médico irá acompanhá-la para essas condições durante a gravidez. Há uma taxa mais alta de cesariana com gêmeos. Calma! É possível ter um parto normal com gêmeos, mas isso depende da posição e peso dos bebês, sua saúde e a saúde deles.
  6. Você certamente pode amamentar gêmeos, mas precisará de pelo menos 500 calorias adicionais por dia para acompanhar as demandas de produzir o leite materno necessário.

Leia também:

Bebês gêmeos fazem sucesso na internet fantasiados de atletas olímpicos

Alegria em dobro: irmãos gêmeos ganham bebês no mesmo dia

5 curiosidades sobre gravidez de gêmeos

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não