Gravidez

Grávida pode dirigir?

Grávida pode dirigir? - Getty Images
Getty Images

Publicado em 09/08/2019, às 16h28 - Atualizado em 10/11/2021, às 12h43 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos


Grávida pode dirigir? (Foto: Getty Images)

É comum que muitas dúvidas apareçam quando a mulher está grávida. Uma delas é: é permitido dirigir durante a gravidez? De acordo com a Dra. Erica Mantelli, ginecologista e obstetra, diz que o ato de dirigir não causa prejuízo à gravidez. “Se não houver contraindicação e a gestação estiver transcorrendo normalmente, a mulher poderá dirigir sem problemas”, ela diz.

A Dra. Erica também diz que, para a gestante dirigir com segurança, é preciso tomar alguns cuidados, como o uso do cinto de segurança de três pontos. “A gestante não deve passar a alça inferior por cima do abdome, e sim na linha da cintura, para que o abdome não seja comprimido, no caso de uma frenagem brusca ou colisão”, ela diz. O ideal é que o abdome fique a, pelo menos, um palmo de distância do volante.

A ginecologista conclui dizendo que, caso a gestante sinta algum mal-estar, sentir o início das contrações ou até mesmo no caso da bolsa romper, o primeiro passo deve ser parar o carro em algum lugar seguro, ligar para o médico e pedir ajuda de alguém da família.

“Existem alguns conselhos gerais de direção para grávidas. Dependendo de possíveis limitações adicionais, a mulher deve sempre seguir as orientações aconselhadas pelo seu obstetra”, recomenda Edson Kayanuma, médico e supervisor de Saúde da Ford Brasil.

Em geral, permite-se dirigir até a entrada no oitavo mês de gestação, no entanto alguns cuidados são muito importantes. Confira abaixo:

  • Cinto de segurança: grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a barriga, debaixo do braço ou da axila. Ela deve cruzar o meio do ombro, passar rente os seios e lateralmente ao abdômen.
  • Mal estar: durante o primeiro trimestre da gravidez, período em que é mais comum a ocorrência de tonturas, náuseas, vômitos e sonolência, é aconselhável que a gestante não dirija caso apresente algum desses sintomas.
  • Respeite seu limite: como já falamos, não é recomendado que a mulher dirija a partir do oitavo mês de gravidez, já que a barriga pode ter crescido o suficiente para estar muito próxima ao volante. Mas em alguns casos, isso pode ocorrer até antes desse período havendo, em caso de colisão, um risco maior do descolamento da placenta ou de indução ao parto prematuro.
  • Contatos imediatos: é aconselhável deixar os telefones do obstetra e de familiares em um local de fácil acesso, dentro do carro. Em caso de qualquer mal-estar na direção, como contrações, por exemplo, a gestante deve parar o veículo em local seguro e pedir ajuda por telefone. Caso seja necessário ir a um hospital, estacione e pegue um táxi.

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Lima Duarte faz primeira publicação depois de dar a notícia de falecimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lima Duarte aparece pela primeira vez após morte da filha: "Ter fé"