Bebês

Grávidas e bebês precisam de cuidados dobrados no verão

Divulgação
Divulgação

Publicado em 10/12/2015, às 10h52 - Atualizado em 18/11/2021, às 07h46 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


O verão ainda nem chegou e altas temperaturas já começaram a causar desconforto em muita gente. E, nesta época do ano, para gestantes e crianças esses incômodos podem ser ainda pior. Por isso, é preciso ter ainda mais cuidado com a saúde. Por exemplo: a temperatura corporal basal da gestante aumenta de meio a um grau desde o início da gravidez, principalmente devido a ação da progesterona no organismo, provocando calor excessivo.

Outro problema enfrentado pelas mães são as manchas na pele. “As alterações hormonais e o aumento de substâncias relacionadas à pigmentação da pele durante a gravidez influenciam no aparecimento de manchas”, explica a dermatologista Joana Tebar Figueira, mãe de Magaly e Aloísio. A principal maneira de preveni-las é usando protetor solar desde o início da gravidez. O ideal é aplicar o filtro meia hora antes de sair de casa.

As mudanças hormonais também podem ser responsáveis por escurecer a pele em volta do nariz e da boca, o que é chamado de cloasma, que também pode acontecer devido à exposição aos raios solares sem proteção, predisposição genética e histórico familiar. “O ideal é usar protetor solar, FPS 30 ou maior, diariamente no rosto e em todas as áreas expostas do corpo, usar chapéu de abas largas e evitar o sol no horário entre as 10h e 16h, quando a radiação UVB é mais intensa” comenta a especialista.

(Foto: Divulgação)

“Nos dias mais quentes a gestante deve evitar a exposição direta ao sol, beber bastante líquidos e consumir alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras. No fim do dia, é importante repousar, elevando as pernas para que não tenha inchaço”, explica o Dr. Maurício Sobral, ginecologista e obstetra do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, pai de Luiza e Beatriz.

Protetor solar para crianças?

Em crianças menores de seis meses o uso de protetor solar não é recomendado pelos médicos. “Nesta fase, a exposição solar tem que ser pequena: no máximo 15 minutos de duas a três vezes na semana, que é o suficiente para a produção de vitamina D”, explica a Dra. Joana. Após os seis meses, o filtro já pode ser utilizado. Segundo a médica, existem protetores específicos para essa idade que são chamados protetores solares físicos, com substâncias que refletem os raios ultravioletas e não os absorvem.

Além do protetor solar, que deve ser aplicado diariamente antes da exposição, o uso de chapéus, bonés e óculos também protege as crianças. Outro cuidado essencial é manter a hidratação bebendo bastante água. Não é preciso esperar ter sede, um sinal de que a desidratação já está começando.

Consultoria: Dra. Joana Tebar Figueira, mãe de Magaly e Aloísio, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dr. Maurício Sobral, ginecologista, pai de Luiza e Beatriz, ginecologista e obstetra do Hospital Vila Nova Cachoeirinha.


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Virginia mostra mochila que filha escolheu para escola - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Virginia compra mochila de quase R$ 1 mil para filha de 2 anos levar para escola

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Mãe faz penteado maluco insipirado no trolls - Reprodução/ Instagram

Criança

Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Mãe descobre que filha estava deixando bilhetes com pedidos à faxineira (Fotos: reprodução TikTok)

Família

Mãe conta que descobriu que filha de 6 anos estava deixando recados para faxineira e viraliza

Arthur Aguiar e Jheny Santucci estão esperando o primeiro filho juntos, depois de terminarem o namoro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Namorada de Arthur Aguiar chora ao desabafar sobre problema com o filho recém-nascido

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!