Gravidez

Dor nas costas na gravidez: 4 dicas para saber se é comum ou preocupante

Dores nas costas com muita frequência pode ser sinal de problemas maiores - Getty Images
Getty Images
Parents

Publicado em 02/08/2019, às 11h02 - Atualizado em 08/02/2021, às 08h25 por Redação Pais&Filhos


A dor nas costas costuma ser bem frequente durante a gestação. Embora seja uma fonte de sofrimento, a dor geralmente não é um sinal perigo para a mãe ou bebê, porém alguns casos merecem sua atenção.

Dores nas costas com muita frequência pode ser sinal de problemas maiores (Foto: Getty Images)

Por isso, é importante que as mulheresrecorram aos médicos quando tiverem dores nas costas. “É para isso que seu obstetra está presente. Se você tiver alguma dúvida, ligue para ele. No mínimo, você pode obter algumas dicas sobre como aliviar sua dor”, diz Mary Rosser, ginecologista do Montefiore Medical Center. “Não espere até que a dor seja tão graveque você não possa fazer nada. A dor leve a moderada que limita a função ou atividade vale a pena ser tratada, enquanto as dores mais fortes podem levar a doença crônica”, explicou Dr. Fitzgerald. Listamos quatros momentos que você precisa ter um cuidado redobrado se tiver dores nas costas:

1. Quando há sangramento vaginal ou aperto uterino

Às vezes, a dor nas costasé uma bandeira vermelha de que algo sério está acontecendo, como por exemplo dores fortes que podem ser sinal de um trabalho de parto prematuro. O Dr. Rosser explicou que se a grávida tem dores semelhantes a contrações uterinas, junto com sangramento vaginalou qualquer alteração no corrimento, deve consultar um médico pois pode ser sinal de problema na placenta ou uma ruptura prematura.

De acordo com o Dr. Damla Karsan, ginecologista do Texas Children’s Pavilion foi Women, dores na parte abdominal com a sensação de “aperto de útero” junto com dores nas costas, possivelmente, está acontecendo um trabalho de parto prematuro. “Se a dor nas costas for severa e não for aliviada com remédiospara repouso e dor, ela deve entrar em contato com seu médico”, aconselha o médico.

2. Quando há febre e dor desagradável

A febre, quando acompanhada de uma dor forte na parte inferior ou nas laterais das costas, entre as costelas e os quadris, pode ser sinal de infecçãono rim ou na bexiga, o que requer atenção imediata e tratamento com antibióticos. Porém, tenha em mente que à medida que a gravidez avança, o útero cresce e pressiona a bexiga, por isso a vontade de fazer xixi aumenta o que é comum e normal, mas se esses sintomas também incluem dor ao urinar, sangue na urina, calafrios ou febre, é sinal de problemas renais. E em alguns casos, as infecções na bexiga causam contrações no útero, o que faz com que tenha um trabalho de parto prematuro. Por isso, nesses casos é necessário ter diagnóstico de médico especialista.

A dor nas costas que surge repentina e gravemente e sem uma causa aparente deve ser examinada para descartar as condições raras (Foto: Getty Images)

3. Quando há dormência 

Mesmo que a causa da dormência geralmente não seja uma condição mais preocupante, como o trabalho de parto prematuro, pode significar compressão do nervo ciático ou de outros nervos que conectam sua coluna à parte inferior do corpo e a área pélvica. A dor do nervo ciático é comum durante a gravidez, e você pode encontrar alívio trabalhando com quiroprático ou fisioterapeuta para melhorar o local deixando o oxigênio fluir livremente, porém se você sentir dormência, formigamento ou dor aguda nas nádegas, pernas ou pés, é necessário se certificar com o médico para que não ocorra problemas mais graves.

4. Quando você experimenta dor esporádica

A dor nas costas que surge repentina e gravemente e sem uma causa aparente deve ser examinada para descartar as condições raras, como osteoporose e artrite associadas à gravidez. Além disso, se você se sentir dores nas costas após um trauma físico, como uma queda ou um acidente de carro, entre em contato com o médico imediatamente para descartar qualquer lesão grave a si mesmo ou ao bebê.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Bruna Biancardi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi comemora chegada de novo bebê na família: "Já amamos"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais