Gravidez

Gravidez sem dúvida: alimentos que ajudam a engravidar

Verduras, legumes e carnes magras são alguns dos alimentos que fazem parte dessa lista

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

mesa-saudvel-picture-id472613460

Foto: istock

Engravidar pode ser um sonho para muitas mulheres, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Existem diversos fatores que podem dificultar uma gravidez e uma delas é uma alimentação inadequada. Enquanto comidas industrializadas, excesso de cafeína e de açúcar podem prejudicar as chances de uma gravidez espontânea, existem alimentos que podem ajudar esse processo.

A Dieta da Fertilidade, proposta pela Harvard Medical School, lista diversos alimentos que fazem bem à saúde e, consequentemente, ajudam no processo de engravidar. O Dr. Rodrigo Rosa Filho, obstetra especialista em reprodução humana e futuro pai da Giovanna, afirma que o “aumento do consumo de legumes, verduras e frutas e diminuição de industrializados” aumentam as chances de engravidar.

A lista de alimentos dessa dieta é grande e variada. Brócolis, espinafre, couve-manteiga, rúcula e outras verduras escuras são facilmente encontradas nessa lista, por serem ricas em vitaminas A, B e C, ferro e ácido fólico. Frutas cítricas, como laranja, abacaxi, limão e tangerina, possuem ácido fólico e vitamina C em sua composição.

Carnes magras, que possuem vitamina B6, como frango e peixes, possuem um lugar especial nessa lista. Uma dica: o salmão é rico em ômega 3, fundamental para a produção de hormônios. Lacticínios, ovos e cereais também fazem parte dessa dieta, além de leguminosas (grão de bico, ervilhas, lentilhas, feijões), oleaginosas, frutos do mar.

Leia também:

De olho no prato: crianças com Síndrome de Down precisam de cuidados com a alimentação

Mitos e verdades para desvendar tudo sobre alimentação saudável