Gravidez

Hospital se recusa a atender jovem grávida e mulher tem o bebê na rua

Taynara deu à luz na calçada a poucos metros da maternidade

Aline Bravo

Aline Bravo ,Filha de Valdeles Monica e Waldecir

A família registrou ocorrência contra hospital. (Foto: reprodução / Getty Images)

Durante a madrugada do último domingo, 17 de novembro, Taynara Cristina Rodrigues, de 21 anos, moradora do bairro de Jurunas em Belém, estava em trabalho de parto quando a maternidade se recusou a atende-la. O bebê nasceu na calçada a poucos metros do hospital.

Taynara, que também é mãe de outras duas crianças, procurava um parto sem complicações e durante a gravidez frequentava consultas frequentemente. Ao chegar na maternidade, que se encontra perto da sua casa, não foi atendida, funcionários afirmaram que local não possuía leitos nem médicos.

A família está indignada com o ocorrido: “Ela (Taynara) chegou lá pedindo atendimento e falaram que não havia médicos nem leitos. Saiu segurando a mão da minha mãe e acabou tendo o bebê sozinha na rua. Ele ficou com a mãozinha roxa devido ao frio. Ela tinha completado nove meses em 11 de novembro”, desabafou a irmã, Ana Lúcia, de 45 anos.

O vigilante do hospital, Genário Fernandes Viana, revoltado com a situação que ocorreu com Taynara e o filho, decidiu publicar um vídeo nas redes sociais. “Eu iria ajudar, mas não quis pegar a criança por medo de quebrar algum osso, já que ela caiu e não sabia se tinha fraturado algo. Coloquei nas redes sociais como um ato de revolta para chegar às autoridades. Eu também tenho um filho, de 4 anos, o que me revoltou mais ainda”, desabafou.

aA família registrou ocorrência contra hospital, e secretaria de Belém abriu investigação sobre o parto ter sido realizado na calçada já que instituição, mesmo que particular, tinha convênio para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também:

Absurdo: mãe dá à luz dentro de carro após ter atendimento negado em hospital

Motorista de Uber socorre criança de 3 anos ardendo em febre e se nega a cobrar pela corrida

Mulher dá à luz sozinha em cela suja depois de policias negarem ajuda e vídeo impressiona