Gravidez

Jovem teve alergia à própria gravidez e filho nasce saudável na Escócia

Reação não tinha tratamento específico, mas era inofensiva

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Mãe foi diagnosticada com erupção polimórfica da gravidez (Foto: Reprodução/Twitter/Daily Mail)

Mãe foi diagnosticada com erupção polimórfica da gravidez (Foto: Reprodução/Twitter/Daily Mail)

A recepcionista Fiona Kerrigan, de 25 anos, deu à luz a seu filho Leon em janeiro do ano passado. O menino nasceu saudável, com 3 kg, mas ela teve uma alergia agressiva durante a gravidez.

Seu corpo ficou cheio de manchas vermelhas e sua barriga tinha vergões que coçavam. “Fiquei com riscos vermelhos na minha barriga e manchas grandes por todo o meu corpo. Estava em todos os lugares: em volta dos meus braços e até nas palmas das minhas mãos”, disse Fiona ao portal de notícias britânico Daily Mail.

A reação aconteceu porque a pele da barriga de Fiona se esticou até o limite e ficou tão esticada que algumas células do bebê começaram a se misturar com as dela, causando a alergia. Esse é um problema chamado erupção polimórfica da gravidez e é mais comum na primeira gravidez, porém é raro, acontecendo em uma a cada 200 gestações.

Fiona só conseguiu ser diagnosticada com o problema quando foi a um segundo médico na Escócia, país onde mora, porque o primeiro especialista que procurou apenas disse se tratar de um problema dermatológico.

No entanto, a erupção polimórfica da gravidez é inofensiva.

“Por mais horrível que seja, tudo isso valeu a pena no final. Quando segurei meu filho, esqueci a alergia. E eu teria outro, mesmo sabendo que isso pode acontecer de novo”, afirmou Fiona.

A erupção polimórfica da gravidez não tem tratamento específico. Para melhorar, Fiona passou loções hidratantes e pomadas que seu médico receitou. “Agora eu finalmente recuperei meu corpo, tive um menino saudável e não poderia estar mais feliz”, contou. O caso aconteceu em 2016, mas vale de alerta para todas as grávidas!

Leia também:

6 sintomas estranhos da gravidez que você não conhecia

Saiba como sua gravidez influencia na personalidade do bebê

10 coisas que você precisa saber sobre a gravidez