Mãe com dois úteros dá à luz gêmeos em caso raríssimo: “1 em 50 milhões de chances de acontecer”

Ashley Calo, de 31 anos, tem uma condição chamada útero didelfo e descobriu que teria gêmeos, um menino e uma menina, gestados em úteros diferentes

Uma mãe com uma condição rara chamada útero didelfo deu à luz gêmeos, com um bebê crescendo em cada um de seus dois úteros. A americana Ashley Calo, de 31 anos, contou que ficou chocada quando seu médico disse que ela não só teria gêmeos — um menino e uma menina — mas que cada um teria seu próprio útero. A mãe de três já nasceu com dois úteros e dois colos do útero.

-Publicidade-
(Foto: Reprodução/Metro)

Ashley e o marido, Mike, de 33 anos, não faziam ideia de que isso seria possível. Os gêmeos Zoey e Parker nasceram em abril e completaram 6 meses. “Eu estava fazendo um ultrassom com oito semanas quando descobri. Contei ao técnico o discurso de sempre sobre ter dois úteros, só para avisá-lo de que veria um útero vazio. Então, ele me disse que eu estava tendo gêmeos, e que um estava crescendo em cada útero. Meu marido e eu ficamos chocados, nosso queixo caiu no chão. Fiquei sem acreditar por cerca de duas semanas. É tão raro que nunca pensei que isso pudesse acontecer comigo. Disseram-me que havia cerca de 1 em 50 milhões de chances de isso acontecer. Meu médico disse que foi a primeira vez que ele viu isso em seus 30 anos de prática da medicina”, contou em entrevista ao Metro.

Útero didelfo

Para que uma pessoa com útero duplo possa ter gêmeos, são necessários dois espermatozoides separados e dois óvulos separados, um em cada útero. Útero didelfo é uma condição que geralmente não causa sintomas e significa que uma pessoa nasce com dois úteros, dois colos do útero e, em alguns casos, duas vaginas.

-Publicidade-

“Eu peguei uma infecção renal, então, eles fizeram um ultrassom quando eu tinha 18 anos e descobriram que eu tinha dois úteros. Minha avó paterna tinha o mesmo problema, então, acho que pula uma geração porque nenhuma de suas filhas tem. Eu estava preocupada que isso pudesse afetar minha chance de ter filhos, mas felizmente isso não foi um problema. Eu tive minha filha Cassidy, 3, então decidimos que gostaríamos de ter dois filhos e começamos a tentar novamente. E agora temos três. Foi uma surpresa adorável, não poderíamos estar mais felizes. A princípio, não tive certeza se eram tecnicamente gêmeos, porque geralmente gêmeos compartilham um útero. Mas isso significa apenas que eles tinham mais espaço e, com sorte, estavam mais confortáveis! É loucura pensar nisso, é realmente incrível”, contou Ashley.

(Foto: Reprodução/Metro)

Sobre o parto, Ashley comentou: “Eu tentei perguntar ao médico se eu poderia ter um parto vaginal, mas simplesmente não ia ser possível. A gravidez dos gêmeos foi muito mais desgastante para o meu corpo. Eu estava sempre com fome e comia constantemente, eles apenas consumiam tudo que eu comia. No dia em que dei à luz, havia cerca de 20 pessoas na sala. Foi durante a pandemia, então, todos tinham que usar uma máscara e não podíamos receber visitantes. Passei quatro dias no hospital antes de voltar para casa. Nós dois estávamos tão preocupados que algo pudesse dar errado durante toda a gravidez. Eu estava nervosa no início, mas, felizmente os dois alcançaram todos os seus marcos e eu sabia que tudo ia ficar bem”, lembra.

“Agora, Cassidy é uma irmã mais velha incrível. Mike é um ótimo pai. Depois que ele superou o choque inicial de ter dois bebês com um em cada útero, ele ficou muito animado. Eles são bebês incríveis, e cada um tem sua própria personalidade que fica mais diferente a cada dia. Não poderíamos estar mais felizes com nossa família e será uma história divertida para contar a eles sobre o útero duplo da mamãe quando eles forem mais velhos!”, finalizou.

O Prime Day da Amazon está chegando! Nos dias 13 e 14 de outubro, você terá descontos incríveis em todas as categorias do site da Amazon. Confira as ofertas AQUI! As promoções são exclusivas para membros Prime, então se você ainda não é assinante, aproveite para fazer sua inscrição CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e, além de promoções especiais, você tem acesso a filmes, séries e desenhos animados, e direito a frete grátis nas compras do site.

-Publicidade-