Gravidez

Mãe de gêmeos diz que foi aconselhada a abortar um dos filhos que nasceria com síndrome de Down

August desenvolveu síndrome de Down durante a gravidez - Reprodução/ Daily Mail
Reprodução/ Daily Mail

Publicado em 06/11/2020, às 10h34 por Letícia Mutchnik, filha de Sofia e Christiano


Mãe de gêmeos alegou que médicos que estavam acompanhando a gravidez tentaram convencê-la a abortar um dos filhos porque um dos meninos provavelmente desenvolveria a síndrome de Down durante a gestação. Segundo o Daily Mail, Lizeth Breaux, de 37 anos, da Califórnia, estava na 12ª semana quando os doutores determinaram que um dos bebês provavelmente teria uma condição genética.

A mãe alegou que durante a gravidez os profissionais ficaram tentando convencê-la em abortar um dos irmãos por ser portador de uma deficiência e dizendo que ela com certeza ainda sairia com um bebê. E era constantemente avisada de que um dos filhos seria ‘quebrado’.

Ainda com toda a pressão, a desafiadora Lizeth decidiu manter ambas as crianças. “Era muito surreal quando eu recebi a notícia de que um dos nossos bebês tinha síndrome de Down”, contou ela. “Eu não sabia nem no que pensar”, adicionou.

August desenvolveu síndrome de Down durante a gravidez (Foto: Reprodução/ Daily Mail)

“Eu estava com sentimentos mistos em relação a como eu me sentia. Às vezes eu acordava bem e tinha aceitado a situação e outras vezes eu ficava doente de preocupação sobre como seria o futuro do pequeno. Eu estava mortificada”, disse.

“Depois as propostas de terminar a gravidez dele chegaram com tudo. Era extremamente difícil de ouvir aquelas palavras, ainda mais com inúmeros médicos me aconselhando a tomar essa decisão”, contou a mãe de gêmeos. “Todas as nossas consultas médicas eram focadas no que August não poderia fazer e como sua vida seria difícil por causa da condição genética”, contou Lizeth.

A mãe insistiu que ela nunca pendeu para terminar a gravidez, mas os médicos ficavam apontando as dificuldades de August e a fizeram questionar essa decisão. “Eles ficavam me dizendo ‘Você pode manter o irmão dele, você ainda vai acabar com um bebê”, evidenciou a mãe.

A mãe já estava cansada da insistência dos médicos (Foto: Reprodução/ Daily Mail)

“Eles me fizeram acreditar que quando ele nascesse ele seria ‘quebrado’, mas August é uma criança normal com algumas complicações”, afirmou. Os médicos continuaram insistindo na ideia de terminar a gravidez até que chegou um ponto que o bebê com a síndrome parou de crescer e os médicos e afirmaram que o menino não iria resistir, mas ainda assim Lizeth não perdeu a fé.

“Foi como se eles estivessem me dando mais um motivo para abortar”, contou. Ela ainda adicionou que no final da gestação ela falou para os médicos que até ela parar de ouvir o coração dele batendo ela não queria mais ouvir que ele não resistiria.

Os dois meninos estão bem (Foto: Reprodução/ Daily Mail)

Os dois meninos nasceram e August não tem nenhum problema cardíaco, apesar de ter algumas dificuldades respiratórias, mas os meninos, segundo Lizeth estão melhores do que nunca. “É normal ficar aterrorizada e sentir que não vai ficar tudo bem. Nós somos feitas para qualquer criança que nos é dada e somos fortes o suficiente para tudo. Não podemos ser forçadas a nada”, concluiu a mãe de dois.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.


Leia também

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Após polêmicas, Kate Middleton é substituída por outra mulher em evento real

Bernardo completou 10 anos - Reprodução/Instagram

Criança

Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança

Mãe dá o nome “picles” para a filha e viraliza no TikTok - Reprodução TikTok

Bebês

“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais

O filho de Bárbara estava chorando muito por causa das cólicas (Foto: Reprodução /

Família

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho

Mulher acredita que viu um “eco do futuro” em foto - Kennedy News and Media

Criança

Mãe se assusta com aparição misteriosa em foto antiga da filha

Vicky - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Roberto Justus estreia como modelo aos 3 anos: "Minha estrela"

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Irmão da princesa Diana fala sobre 'sumiço' de Kate Middleton: 'Me preocupo com a verdade'