Gravidez

Mãe faz desabafo sobre como a gravidez afetou sua saúde mental: ‘’Questionei minha sanidade’’

Esse relato é a prova de que a gestação muda tudo no corpo e mente da mulher

Emily Santos

Emily Santos ,filha de Maria Teresa e Francisco

Em relato, mãe conta como seus pensamentos sobre gravidez mudaram (Foto: Getty Images)

Sabemos que com a gravidez muitas mudanças acontecem, no físico e emocional. Quando começa o planejamento para engravidar, você vai querer saber de tudo sobre esse universo: ler livros sobre bebês e partos, aulas de como cuidar de um recém-nascido e muito mais. Porém, o que a grande maioria das mulheres não procuram é trabalhar a mente.

Uma mãe americana relatou ao site PopSugar a sua experiência com as mudanças na mente durante a gestação. Leia na íntegra:

”Em vez de confiar que as coisas ficariam bem, comecei a me perguntar: ‘Quais são os riscos potenciais? E se algo de ruim acontecer?’ Eu analisei tudo e minha mente era um campo de batalha.

Muitas mulheres começam a repensar em toda sua jornada até aqui e a se preocupar com coisas que não gostaram e o medo de seus filhos terem o mesmo pensamento começa a surgir. Comecei a deitar na cama à noite e refletir sobre as coisas empolgantes que meu marido e eu fizemos antes de eu engravidar.

E em vez de sorrir com carinho sobre como éramos corajosos, comecei a questionar nossa sanidade. Comecei a me preocupar que nosso filho fosse como nós e tivesse aquela qualidade aventureira que eu costumava querer que ele tivesse.

A gravidez muda os pensamentos de uma mãe, a preocupação é maior, o bem estar e o cuidado, vem em primeiro lugar, agimos sempre com muita cautela.

Planejamos sempre ser uma mãe divertida e aventureira, mas nunca queremos que nossos filhos cometam os mesmos erros que um dia cometemos, e por isso, muitas coisas das quais não se é esperada, acabam mudando e assustando a gente. Uma vez que dei à luz ao meu filho, percebi que não perdi meu senso de aventura. Minha maior aventura havia acabado de começar”.

Leia também

Mãe bomba no Instagram dando conselhos sobre saúde mental 

Mãe tem que se divertir, sim! Falta de prazer faz mal à saúde

Veja 28 dicas de cuidados durante a gravidez