Gravidez

Mãe também é gente! Você pode, sim, querer mudar o seu corpo após o parto

Conversamos com um especialista para entender quais são os procedimentos estéticos indicados para depois da gravidez

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

É só falar em mudar a aparência que surgem pessoas dizendo que você é linda do seu jeito. Isso é verdade e a gente nunca deve duvidar, mas também tem o outro lado: se você quiser mudar alguma coisa após a gravidez é seu direito. E está tudo bem!

Conversamos com o médico especializado em cirurgia plástica pela Universidade Federal de São Paulo, Rafael Werneck, filho de Cirlene e Renato, para entender quais são os procedimentos estéticos liberados para depois da gestação.

Tempo de espera

A primeira pergunta é: quanto tempo você precisa esperar? “A espera depende do seu estado e qual o procedimento que você quer fazer”, explica Rafael. Para fazer a maioria das cirurgias que as mulheres procuram após a gestação, como lipoaspiração e abdominoplastia, você tem que esperar entre seis meses e um ano. “Isso tem mais a ver com o bebê, porque durante o pós-operatório a mulher não poderá fazer certos esforços para cuidar do recém-nascido”, comenta.

Escolha bem o profissional

O especialista deve sempre explicar os procedimentos e cuidados necessários com detalhes. Abuse das perguntas! É legal ler sobre o que você quer fazer e montar uma listinha com perguntas para o médico.

O que você pode fazer

Segundo Rafael, abdominoplastia e mastopexia (para reverter o caimento dos seios) são as cirurgias mais procuradas pelas mães. “O preenchimento de olheiras é outro procedimento famoso que tem um resultado rápido e você pode fazer logo após o parto”.

Mas não esqueça do quanto o repouso é importante após a cirurgia. Abdominoplastia e mastopexia exigem mais descanço que cosmiatria, por exemplo, que trata e previne alterações estéticas na pele. “Neste último caso a principal recomendação é não se expor ao sol por mais ou menos 3 meses”, explica Rafael.

Leia também:

Saiba tudo sobre a diástase, distensão abdominal que a cantora Sandy teve na gravidez

Você sabia? As marcas da gravidez têm tratamento!

Está pensando em engravidar? Veja 7 cuidados com a pele para fazer agora