Melhores posições sexuais para engravidar: aumente suas chances

Apesar de não haver grandes comprovações científicas, algumas delas podem contribuir para que o processo de gravidez aconteça de forma mais rápida

Resumo da Notícia

  • Veja quais são as melhores posições sexuais para engravidar
  • Apesar de não existir comprovações científicas, algumas dicas podem te ajudar
Veja quais são as melhores posições sexuais para engravidar (Foto: Getty Images)

Todo sexo é igual? Pode ser quando se trata de fazer um bebê. Acredite ou não, os especialistas ainda carecem de evidências conclusivas sobre as melhores posições para engravidar. “Não há muita ciência sobre qual posição é melhor para a concepção”, diz Sheryl A. Kingsberg, Ph.D., chefe da Divisão de Medicina Comportamental do University Hospitals Case Medical Center e professor de biologia reprodutiva e psiquiatria na Case Faculdade de Medicina da Western Reserve University em Cleveland.

Ela observa que é mais um problema logístico do que qualquer outra coisa. “É muito difícil pesquisar posições sexuais específicas que possam melhorar a fertilidade“, diz Kingsberg. Isso ocorre em parte, porque existem vários outros fatores que afetam as chances de concepção, como a idade materna e o momento da relação sexual (fazer sexo durante a ovulação aumenta a fertilidade, por exemplo).

 

Mas, apesar da falta de provas, algumas posições sexuais podem oferecer certas vantagens quando se trata de “fabricar bebês”. Continue lendo para aprender sobre as melhores posições sexuais em potencial para engravidar, bem como o que fazer após a relação sexual para aumentar suas chances de engravidar.

As melhores posições sexuais para engravidar

  • Posição missionário

Os poucos estudos que analisaram posições sexuais sugerem que a posição missionária pode oferecer uma pequena vantagem anatômica. A teoria: de cara, o colo do útero de uma mulher pode ter contato mais facilmente com o sêmen, dando aos espermatozoides acesso ao muco cervical protetor. “Porém, não há dados científicos sobre isso”, diz Kelly Pagidas, MD, especialista em fertilidade do Centro de Reprodução e Infertilidade para Mulheres e Crianças em Providence e professora associada da Brown Alpert Medical School.

Além disso, nem todas as mulheres são têm o corpo igual ou parecido. “A posição de costas faz sentido para as mulheres que têm um útero antevertido, que é inclinado para a frente, que representa cerca de dois terços da população”, observa Kingsberg. “Mas um terço das mulheres têm um útero retrovertido, que é inclinado para trás, ou seja, essa posição não tem nenhuma vantagem para elas”.

  • Quatro apoios

Alguns homens simplesmente não gostam do estilo missionário, pois pode ser cansativo para eles. “A posição missionária é mais exigente para os homens porque eles precisam usar seus músculos para não colocar todo o seu peso em você, exercendo pressão extra sobre eles”, diz Mindy R. Schiffman, Ph.D., psicóloga clínica e terapeuta sexual no Fertility Center da Universidade de Nova York, e em consultório particular também na cidade. Nesse caso, os casais podem tentar uma posição diferente, como no estilo cachorrinho. Essa posição popular coloca a mulher de quatro com o homem atrás. Permite uma penetração mais profunda, o que dá ao sêmen maior acesso à abertura do colo do útero.

  • Vaqueira reversa

Nesta posição, a mulher se coloca em cima, de costas para o rosto do parceiro. O ângulo permite que ela controle a profundidade da penetração para obter a eficácia ideal.

  • Tesouras lado a lado

Ao se envolver nessa posição, o casal se encara durante a relação sexual, enquanto está deitado de lado. Não apenas é romântico (o que pode aliviar os nervos envolvidos no sexo para engravidar), mas também permite uma penetração incisiva.

  • De bruços

Como no estilo cachorrinho, essa posição envolve o homem por trás. A diferença, porém, é que a mulher está de bruços e ele se abaixa sobre ela. Essa é uma maneira infalível de obter uma penetração intensa.

  • Carrinho de mão

Quem disse que fazer sexo para engravidar não pode ser um pouco aventureiro? Nesta posição atlética, a mulher se mantém com as mãos enquanto o parceiro de pé agarra as pernas, puxa-as pelas coxas e penetra. Mais uma vez, permite relação intensa e proximidade ao colo do útero.

  • Sua posição favorita

É mais provável que a melhor posição seja, de fato, a sua favorita. E se tiver um clímax, melhor ainda! “Houve uma pesquisa que mostrou que o orgasmo da mulher ajuda a mover o sêmen para o útero por conta das contrações“, diz Kingsberg. Mas ela alerta contra o estresse se você não chega ao clímax regularmente.

O mais importante é manter uma rotina consistente, e não necessariamente obsessiva. “Em estudos sobre a frequência do sexo, não houve diferença estatística entre as taxas de gravidez das pessoas que mantêm relações sexuais nos dias que antecedem a ovulação e daquelas que praticam todos os dias”, diz Jani Jensen, MD, endocrinologista reprodutivo e professor assistente na Clínica Mayo em Rochester, Minnesota.  Ou seja, caso não tenham disposição para treinar todos os dias, acompanhar o calendário de ovulação pode ajudar e até ser certeiro na gravidez.

Melhorar as chances de concepção depois de fazer sexo

A rotina pós-sexo ideal é outro aspecto importante para engravidar. A maioria dos especialistas questiona o conselho de que você deve permanecer deitado de costas por 30 minutos depois de fazer sexo, mas outros juram que ele funciona.

Nossa opinião: se você tem tempo para relaxar, por que não aproveitar um pouquinho no pós-jogo? Apoiar-se em um travesseiro ou colocar as pernas na parede, no entanto, não demonstrou diferença.

Há outro fator que pode influenciar (negativamente) suas chances de concepção: lubrificante. Percebeu-se em estudos que o lubrificante à base de água afeta negativamente a sobrevivência do esperma. Leia os rótulos cuidadosamente para garantir que eles não contenham espermicida – o que, obviamente, não ajudará!