Publicado em 13/12/2021, às 09h10 - Atualizado em 14/12/2021, às 08h13 por Letícia Iervolino, Maísa e Edson
Há muitas coisas maravilhosas sobre a gravidez , como por exemplo conhecer frente a frente o seu filho. Mas com certeza uma das etapas mais divertidas e emocionantes é tentar adivinhar o sexo do bebê, não é verdade? Ao longo dos anos, muitas superstições que alegavam apontar para um sexo ou outro foram transmitidas para as gerações mais novas. Mas será que realmente existe alguma verdade nelas?
A revista Parents listou algumas maneiras “populares” de descobrir o sexo da criança e, em contrapartida, consultou especialistas da área médica para descobrir o que é mito e o que é verdade. Hora da revelação!
De acordo com esta lenda, se você está carregando o bebê nesta posição, mesmo antes da tão esperada “queda” do abdômen, que ocorre durante o final do terceiro trimestre, você pode estar grávida de um menino. Porém, de acordo com Kameelah Phillips, ginecologista e obstetra da Calla Women’s Health, centro médico em Nova York, isso não significa necessariamente que o seu bebê seja um menino. “Realmente [a queda do abdômen] depende da posição do bebê e do número de filhos que você teve, o que afeta principalmente a aparência do abdômen e do útero.”
As pessoas podem notar que você está grávida só por estar de costas? Se este foi o seu caso, você pode estar esperando um menino. “Mais uma vez, não é assim realmente”, diz a Dra. Phillips. “Isso está principalmente relacionado ao tamanho e forma da mãe, ao invés de um gênero específico.”
Se apenas seu parceiro está perdendo peso , de acordo com esse mito, existe uma boa chance de estar grávida de um garoto. Segundo a dra. Philips, essa informação também não aponta para um gênero específico.
A sua pele está brilhando ou a sua gravidez está infectada por uma acne que pode rivalizar com a época da sua adolescência? Como diz o ditado, “as meninas roubam sua beleza.” Então, se você realmente está com aquele brilho de grávida, esta superstição aponta para a presença de um menino. “Frequentemente, a pele brilhante está associada a um menino, mas provavelmente está relacionada a um aumento no fluxo e no volume sanguíneo”, afirmou a médica. Está enfrentando acne na sua gestação? Saiba mais sobre e como tratar o problema.
Um pouco de enjoo é normal para todas as mulheres grávidas, mas se os seus forem mais “tranquilos” é possível que você esteja esperando um menino. De acordo com estudos recentes apurados pela Parents, 80% das mulheres experimentam certa quantidade de náuseas e vômitos durante a gestação, independentemente do sexo do bebê. O seu enjoo é intenso? Veja como aliviar durante a gestação de uma maneira simples.
De acordo com essa superstição, basta verificar a cor da sua urina para obter uma pista sobre o sexo do seu bebê. Amarelo brilhante? Você pode estar carregando uma menina, enquanto uma tonalidade mais opaca pode indicar um menino. De acordo com “A cor, o cheiro e o volume da urina variam ao longo do dia, e com a hidratação e dieta. Como as demais, não existe relação entre a urina e o sexo do seu bebê. É mais comum estar relacionado a fatores como ingestão de líquidos, presença de infecção e uso de vitaminas. ” Apesar a comprovação, muitas mulheres fazem o teste por brincadeira – veja aqui alguns que você pode testar em casa.
Se você acha que os seus pés estão mais frios do que o normal, esta antiga superstição diz que talvez possa estar esperando um menino. Porém, é importante ressaltar que as mudanças de temperatura são provavelmente devido as flutuações hormonais que acontecem durante a gravidez. “As mulheres reclamam por sentirem calor e frio demais em qualquer momento da gravidez, então não é uma determinação confiável do sexo do bebê.”
Ouvir finalmente aquele som incrível de batimentos, além de ser uma experiência preciosa na vida de uma mãe, este momento pode revelar o sexo do seu bebê. De acordo com esta superstição, os fetos masculinos supostamente têm uma frequência cardíaca de 140 batimentos por minuto ou mais lenta, enquanto o coração das meninas batem um pouco mais rápido, a 140 batimentos por minuto ou mais rápido. Embora algumas fontes sintam que há alguma verdade nesse assunto, estudos recentes não encontraram verdade.
A ansiedade para descobrir o sexo do bebê é grande e sabemos o quanto podemos nos divertir com os contos populares. No entanto, vamos colocar as velhas histórias de lado e entender o que cientistas dizem a respeito do assunto:
Triagem NIPT: Por volta da décima semana de gravidez, a gestante terá uma oferta de triagem genética abrangente: um teste pré-natal não invasivo (NIPT), um exame de sangue para detectar qualquer anormalidade no feto. O sexo da criança será incluído no relatório do exame fornecido pelo médico.
Exame Translucência Nucal (TN): A outra opção para saber o sexo do bebê é no exame translucência nucal, por volta da décima segunda semana de gestação. Isso é um ultrassom completo, geralmente feito em combinação com o exame de sangue NIPT, que rastreia diferentes marcadores de síndrome de Down, trissomia 13, 18 e outras anormalidades cromossômicas.
Ultrassom: O ultrassom ocorre entre a décima oitava e vigésima segunda semana de gestação. as semanas 18 e 22 de sua gravidez. Nela, haverá uma visão mais detalhada de cada centímetro da criança. E, na maioria dos casos, já é possível descobrir o sexo do filho.
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Mavie faz 1 mês de vida! 👶
Bruna Biancardi comemora 1º mês da filha e não cita Neymar: "Que seja só o começo"
Bebês
Mãe é alvo de críticas após amamentar o filho em supermercado: “Errado em tantos níveis”