Gravidez

Mulher descobre gestação um mês após cirurgia bariátrica: “Fiquei apavorada”

Ela descobriu a gestação um mês após realizar uma cirurgia - Getty Images
Getty Images

Publicado em 29/10/2020, às 09h15 por Camila Montino, filha de Erinaide e José


Camille Guimarães, 32 anos, pesava 110 quilos e decidiu se submeter a uma cirurgia bariátrica para reduzir a capacidade do estômago. Mas, um mês depois de realizar o procedimento ela teve uma grande surpresa: descobriu que estava no terceiro mês de gestação. Em relato para a Maire Claire, ela contou que descobriu  a gravidezquando começou a sentir dores e teve que passar por uma cirurgia de vesícula. Apesar do susto,  a filha, Maria Flor, nasceu aos oito meses, saudável e sem sequelas!

Ela descobriu a gestação um mês após realizar uma cirurgia (Foto: Getty Images)

Camila ainda conta que já havia engravidado uma vez, mas infelizmente sofreu um aborto. “Depois que menstruei, aos 13 anos, engordei sem parar. Tentei muitos métodos de dieta, nenhum deles eficaz. Aos 28, com 110 quilos, engravidei, mas tive um sangramento e perdi o bebê com quatro semanas. Não soube ao certo o motivo do aborto, mas o obstetra disse que a obesidade foi um fator agravante. Disse também que eu precisava cuidar da minha saúde antes de pensar em ter um bebê. Aquilo foi um choque para mim, porque sempre desejei ser mãe. Naquele momento eu estava em um relacionamento sério, morando junto. Tomei então a decisão de fazer uma cirurgia bariátrica”, começou.

Ela conta que os procedimentos para a cirurgia foram tranquilos. “Passei por todos os exames pré-operatórios que meu médico pediu e, cinco meses depois, chegou o grande dia, em julho de 2017. Fiz o procedimento chamado ‘bypass’, que significa desvio. Na cirurgia, o estômago é parcialmente grampeado, formando um reservatório gástrico — o que diminui a capacidade do órgão de 1,5 litro para cerca de 100 ml”, disse.

Camila conta que após realizar a cirurgia sentiu dores e foi para o hospital, então descobriu a gestaçãoaos quatro meses. “Fui operar me sentindo ótima. Depois, fiquei estressada com a dieta líquida a que me submeti por 15 dias. Perdi cerca de dez quilos já no primeiro mês. E, assim que completei 30 dias de operada, comecei a sentir fortes dores na barriga. Fui parar no hospital, fiz uma tomografia e constataram que estava tudo certo com a cirurgia, mas… Eu estava grávidade quatro meses – e solteira”, conta.

Mesmo após descobrir a gestaçãoela continuou sentindo dores e ao retornar ao médico, descobriu o problema na vesícula e que precisava ser operada o quanto antes. “Um exame de ultrassom mostrou que estava tudo certo com o bebê. Mas continuei a sentir fortes dores na barriga sem que ninguém entendesse o motivo. Fui internada na UTI e lá fiquei 20 dias. Descobri então que as dores eram um problema na vesícula. Meu obstetra disse que meu bebêjá estava formado e que eu tinha que ser operada o quanto antes”.

Ela conta que ficou assustada. “Fiquei apavorada. Tanto tempo querendo engravidare, quando consegui, teria que me operar com o bebê na barriga. E pela segunda vez. Mas não tinha muito o que fazer. Estava tão debilitada que tudo o que queria era não sentir mais dor”.

Cuidados na gestação

Por conta das cirurgias, os cuidados  com a alimentação foram redobrados durante a gestação. “Os primeiros quatro meses de dietaapós a bariátrica foram os mais difíceis. Eu não alimentava só a mim, tinha um serzinho crescendo no meu corpo, que consumia praticamente tudo que eu ingeria. Com baixos nutrientes no organismo, tinha desmaios frequentes, além dos enjoos seguidos de vômito, e não podia fazer exercícios nenhum. Então, fui perdendo massa muscular e ficando cada vez mais debilitada. Morria de medo de o bebê ter alguma sequela por causa da minha perda de nutrientes”, ressaltou.

Camila conta como foi o momento do parto. “Lembro de ter me pesado no dia em que estava na maternidade para dar à luz e estava com 86 quilos, ou seja, 24 quilos a menos de quando fiz a bariátrica. Com 34 semanas, no dia 13 de dezembro de 2017, dei à luz a minha pequena Maria Flor. De oito meses, mas super saudável. Nascia em mim o maior amor do mundo”, disse.

O pai de Maria Flor só esteve presente até a menina completar dois meses. “Hoje, ela está com dois anos e dez meses e, com muito orgulho, sou mãe solo. Moramos com meus pais, que nos dão todo o amor, recuperei toda a saúde que havia perdido – nesse meio tempo, emagreci tanto que tive que fazer uma dieta para ganhar peso — e tenho o bebê mais lindo do mundo. O que mais eu poderia querer?”, finalizou.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.


Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Pai que matou filha é morto na prisão - (Foto: reprodução/ Polícia Civil de SP)

Família

Pai suspeito de assassinar filha é morto na cadeia

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Maira Cardi muda nome e visual - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Maira Cardi surge irreconhecível e muda de nome ao voltar para redes sociais

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"