Níveis de HCG indicam gravidez de gêmeos?

Conversamos com dois ginecologistas obstetras sobre a relação entre os níveis do hormônio e a gestação de múltiplos

A resposta não é clara, mas detalhamos o que você precisa saber sobre os níveis de hCG em gêmeos (Foto: Getty Images)

No início da gravidez, a placenta produz o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) para apoiar o crescimento do feto. Mas os níveis de hCG podem ser mais altos se você tiver gêmeos ou múltiplos? A resposta não é clara, mas detalhamos o que você precisa saber sobre os níveis de hCG em gêmeos.

-Publicidade-

Níveis de hCG durante a gravidez

Para determinar os níveis de hCG no seu corpo, você precisará de um exame de sangue pedido pelo seu médico. Os níveis de HCG geralmente dobram a cada 29-53 horas durante as primeiras semanas de gravidez, de acordo com o Dr. Brennan Lang, ginecologista obstetra da Baylor Obstetrics and Gynecology no Texas Children’s Pavilion for Women. Os níveis atingem o pico em torno de 8 a 10 semanas após a implantação e se estabilizam à medida que a gravidez avança.

Dr. Lang diz que o hCG geralmente atinge 90-100.000 mUI/mL. Mas, ao analisar os resultados dos testes de hCG, os médicos prestam atenção às tendências, e não aos números. Isso ocorre porque existe uma grande variedade de níveis normais de hCG e, enquanto o hCG aumentar conforme o esperado, a gravidez provavelmente é saudável.

-Publicidade-

A diminuição ou estabilização dos níveis de hCG no início da gravidez pode indicar aborto espontâneo, óvulo danificado ou gravidez ectópica. Por outro lado, níveis anormalmente altos de hCG podem indicar gravidez molar, tumor placentário ou gravidez de gêmeos ou mais. Observe que níveis inesperados de hCG também podem indicar que você está mais adiantado – ou não tão adiantado – quanto o esperado.

Os níveis de hCG são mais altos com os gêmeos?

Às vezes, com gêmeos ou mais, há um aumento maior na tendência inicial de hCG, diz Maureen Baldwin, professora assistente de Obstetrícia e Ginecologia da Oregon Health and Science University. Especificamente, gestações gemelares e múltiplas podem ter níveis de hCG 30-50% mais altos do que as gestações únicas.

Mesmo assim, a detecção de altos níveis de hCG não pode prever com segurança gestações gemelares. Isso ocorre porque os níveis de hCG variam muito entre cada mulher e há uma ampla gama de níveis normais. Além disso, nem toda mulher tem o número de hCG aumentado com gêmeos, trigêmeos ou mais. 

“Embora seu nível de hCG possa estar mais alto do que o esperado ou aumentar mais rapidamente, não podemos prever com segurança se você terá gêmeos até os vermos por ultrassom”, diz o Dr. Lang. Este ultrassom acontece por volta da sexta semana de gravidez. O Dr. Lang também acrescenta que “algumas vezes um gêmeo desaparecido não reconhecido pode afetar o aumento ou a queda dos níveis de hCG no início da gravidez e confundir o quadro de uma gravidez normal”.

Enquanto seus níveis de hCG continuarem a subir, números acima do normal não devem afetar a saúde de sua gravidez. O seu médico irá monitorar seus níveis para descartar problemas de saúde, como gravidez molar e tumores da placenta. E quem sabe, seu ultrassom de seis semanas pode mostrar que você está mesmo carregando gêmeos!

Leia também:

Gêmeos idênticos assumem a paternidade da mesma criança e história é de dar nó na cabeça

Mãe dá à luz gêmeos de pais diferentes e marido descobre traição

7 famosos que têm filhos gêmeos e você não sabia

-Publicidade-