Novo exame de sangue pode apontar quando uma mulher entrará em trabalho de parto, diz estudo

A avaliação começa um mês antes do nascimento da criança

Resumo da Notícia

  • Mulheres grávidas costumam esperar ansiosamente pelo momento em que suas bolsas estouram;
  • Mas um novo exame de sangue pode apontar quando a mulher entrará em trabalho de parto;
  • A avaliação começa um mês antes do nascimento da criança.

Mulheres grávidas costumam esperar ansiosamente pelo momento em que suas bolsas estouram. Mas um novo exame de sangue pode apontar quando a mulher entrará em trabalho de parto um mês antes do nascimento da criança.

-Publicidade-

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford dizem que encontraram uma maneira de prever quando o bebê está nascendo no sangue da mãe. Eles esperam que suas descobertas resultem em um teste nos próximos anos. O teste forneceria uma estimativa com uma janela de duas semanas, mas pode se tornar ainda mais preciso com o desenvolvimento da tecnologia.

Exame de sangue pode prever parto (Foto: Getty Images)

Ina Stelzer, principal autora do estudo, disse ao The Sun: “Encontramos uma transição da fase de ‘gravidez em progresso’ para uma fase de ‘pré-parto’ que ocorre de duas a quatro semanas antes de a mãe entrar em trabalho de parto. E  com isso, identificamos uma nova maneira de usar o sangue materno para prever quando uma mãe entrará em trabalho de parto”, explica.

Virginia Winn, professora associada de obstetrícia e ginecologia em Stanford, explicou: “O corpo e a fisiologia da mãe começam a mudar cerca de três semanas antes do início real do trabalho de parto. Não é uma única mudança; há essa preparação que o corpo tem que passar.”

Se os médicos puderem prever se uma mulher dará à luz mais cedo, eles podem adotar medidas de controle, como dar medicamentos que amadurecem os pulmões do bebê mais rapidamente. As descobertas foram publicadas na Science Translational Medicine, mas precisam ser apoiadas por mais ensaios em mulheres grávidas.