Para guardar na memória: conheça a tecnologia do ultrassom gravado digitalmente

Referência no campo da saúde em São Paulo e com uma infra-estrutura moderna e especializada, o São Cristóvão Saúde permite guardar essa memória tão importante mesmo à distância, com apenas um clique

Essa nova tecnologia permite dividir o momento do ultrassom com toda a família por meio de um clique e assistir quantas vezes quiser. É uma forma de eternizar essa lembrança (Foto: Divulgação/Hospital São Cristóvão)

A tecnologia veio para somar em várias áreas da vida, incluindo a saúde. Em meio a tantos avanços e pensando na melhor experiência do paciente, o São Cristóvão Saúde, há quase um ano, adotou uma tecnologia para garantir a presença da família em um dos momentos mais marcantes da gestação: o ultrassom gravado digitalmente.

Referência no campo da saúde em São Paulo e com uma infra-estrutura moderna e especializada, o hospital permite guardar essa memória tão importante mesmo à distância, com apenas um clique. Anderson Amaro, superintendente das unidades ambulatoriais do São Cristóvão Saúde, pai de Gabriela e Guilherme, explicou como a tecnologia funciona:

O que é essa tecnologia?

Pensando na experiência do paciente, buscamos essa nova tecnologia usada nos ultrassons da gravidez: morfológicos, 3D, 4D e obstétricos. Trata-se de uma tecnologia, onde utilizamos um dispositivo conectado ao aparelho de ultrassom, que grava o exame em vídeo, com áudio incluso, para registrar esse momento. Esse exame ficará nas “nuvens” para controle e segurança do hospital e paciente, e poderá ser compartilhado pela gestante, a qualquer momento.

Essa nova tecnologia permite dividir o momento do ultrassom com toda a família por meio de um clique e assistir quantas vezes quiser. É uma forma de eternizar essa lembrança (Foto: Divulgação/Hospital São Cristóvão)

Como funciona?

Quando a gestante entra na sala do ultrassom, a auxiliar de sala cadastra o número de celular nesse tablet. Como já era feito antes, o procedimento é inteiro gravado, mas ao invés de ser entregue para a mãe em mídia, é enviado um link através de SMS logo após o fim do exame para baixar e compartilhar com quem quiser.

Qual a importância da tecnologia na medicina em meio à pandemia?

Ela veio para somar. Poder compartilhar esse momento com o marido, pais, amigos e outros familiares que não podem estar próximos nesse momento. De forma rápida, segura e com qualidade, isso é importante para que a gestante e a rede de apoio se sintam conectados e participantes.

Quais os benefícios?

  • Agilidade: diminuindo o tempo de exame e preparação do vídeo para entrega
  • Segurança: se antes o exame era guardado em mídia e impresso, agora fica salvo na nuvem
  • Bem-estar da mãe e fi lho: garantindo a segurança da gestante e do bebê
  • Envolvimento: podendo compartilhar com toda a família e amigos, mesmo longe
  • Qualidade: registrando esse momento em vídeo e áudio, podendo escutar inclusive os batimentos do bebê
  • Facilidade: permitindo assistir e compartilhar esse momento apenas com um clique