Gravidez

Pós-parto: é normal sentir queimação na hora de fazer xixi?

A gente te explica

Logo-Parents (1)
Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: Getty Images)

O pós-parto te deixa mais suscetível a infecções bacterianas (Foto: Getty Images)

Depois de dar à luz, chegar em casa com uma pessoa a mais, cuidar dos seus pontos e descobrir como tomar banho entre as sessões de amamentação, você acha que seu corpo finalmente vai voltar ao normal, mas na verdade não é assim que funciona. Sim, o processo de recuperação pega as mães de primeira viagem de surpresa.

Os seus níveis de estrogênio e progesterona aumentam após o nascimento e quando você amamenta – o que pode causar ressecamento. A secura é o que causa aquela sensação de queimação que você sente enquanto faz xixi, bem como a coceira e irritação.

O pós-parto também te deixa mais suscetível a vaginite e levedura ou infecções bacterianas, diz Iffath Hoskins, professor de obstetrícia e ginecologia na NYU Langone Health.

Os sintomas começam gradualmente a melhorar por conta própria dentro de semanas, mas é preciso cerca de 6 meses para sua vagina recuperar totalmente sua lubrificação natural. Enquanto isso, um hidratante vaginal de venda livre pode fazer você se sentir melhor.

Assim que você obter autorização para fazer sexo, cerca de 6 semanas depois, um lubrificante à base de água facilitará o caminho. Para prevenir infecções, tome um suplemento probiótico diário, que deve ajudar a manter a saúde e o equilíbrio de bactérias na vagina. “Isto altera o pH e as bactérias presentes na vagina, o que aumenta o risco de infecções ”, diz o Dr. Hoskins.

Leia também:

Mayra Cardi abusa em seu pós-parto e precisa retornar ao hospital

Depressão pós-parto pode estar ligada à falta de luz natural no fim da gravidez

6 reações que seu corpo pode ter no pós-parto