Posso estar grávida sem sintomas de gestação?

Uma pequena porcentagem de mulheres chegou às 20 semanas de gestação sem apresentar sintomas de gravidez. Os médicos explicam como isso é possível

Resumo da Notícia

  • Imagine só descobrir que está grávida às 20 semanas de gestação? E se fosse apenas na hora do parto? Pois é, parece loucura, mas casos assim existem e têm explicação médica
  • Segundo especialistas, as chances são maiores em mulheres que têm ciclo menstrual irregular
  • Outro motivo que pode ser considerado, são as mulheres com síndrome dos ovários policísticos (conhecido como SOP)

Imagine só descobrir que está grávida – mas não só isso, que está grávida há cinco meses! Parece extraordinário, mas é possível, segundo Jane Van Dis, médica obstetra e ginecologista e diretora médica da clínica Maven, a maior rede de telemedicina em saúde feminina e familiar. “As pacientes de quem cuidei que passaram por isso quase sempre relatam que têm períodos menstruais irregulares. Por isso, elas não ficam surpresas ou preocupadas quando a menstruação atrasa por dois, três ou até quatro meses”, Dra. Van Dis explica.

-Publicidade-

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of the Royal Society of Medicine, um periódico médico do Reino Unido, uma em 475 mulheres podem não perceber que está grávida até às 20 semanas de gestação, enquanto uma a cada 2.500 mulheres só fica sabendo que está grávida durante o trabalho de parto. Não é considerado tão incomum assim não ter os sintomas de gravidez nas primeiras quatro ou seis semanas de gestação – isso pode até ser considerado comum. Os médicos datam a gravidez no primeiro dia do último período menstrual. “Essa conta pode estar errada em duas semanas, porque a maioria das mulheres sabe o dia da menstruação, mas não sabe o dia da concepção”, diz Dra. Van Dis.

Mulheres que têm ciclos menstruais irregulares podem passar até quatro meses sem menstruar e nem desconfiar de que estão grávidas (Foto: iStock)

Os primeiros sintomas de gravidez geralmente aparecem cerca de 14 dias após os óvulos fertilizados se aderirem à parede uterina, podendo gerar náuseas, sensibilidade nos seios, e mudança na cor dos mamilos. Isso pode acontecer dias ou semanas depois que a mulher deveria menstruar. Na realidade, quase 30% das mulheres entrevistadas pela American Pregnancy Association – em português, Associação Americana de Gravidez – disseram que não menstruaram antes de qualquer sintoma de gravidez começar. “A maioria dos sintomas de gravidez se manifestam nas primeiras seis semanas”, explica Kecia Gaither, médica obstetriz, Ph.D., membro do Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas, e diretora de serviços perinatais do Hospital NYC Health, em Lincoln, em Nova York.

Surpresa! Descobrindo a gravidez às 20 semanas de gestação

Para mulheres com ciclos menstruais irregulares, entretanto, um atraso nem sempre indica gravidez. E alguém que não pensa estar grávida pode relacionar seus sintomas a outras causas – culpando a constipação e as náuseas a problemas gastrointestinais, por exemplo. “Mulheres com síndrome dos ovários policísticos (conhecido como SOP), muitas vezes terão meses sem menstruar”, explica Dra. Van Dis.

Sintomas como náuseas e gases podem ser relacionados a problemas gastrointestinais, e a mulher grávida acaba não se preocupando ou relacionando à uma gestação (Foto: Getty Images)

“Por outro lado, outras apresentam sangramento intermitente durante o primeiro trimestre da gravidez – e até durante o segundo trimestre. Essa é uma complicação e um sintoma de gravidez, mas se ela não tiver com mais nenhum sintoma, ela pode atribuir o sangramento ao ciclo menstrual”. Um ciclo menstrual é um sinal vital muito importante, segundo a médica. Indicar ao seu médico um histórico completo sobre o seu ciclo menstrual oferece a ele informações sobre seus órgãos reprodutivos e estado hormonal.

Posso estar grávida e não saber disso?

E se eu for aquela uma entre 2.500 mulheres que descobre que está grávida apenas no trabalho de parto e que, pelo visto, não tem nenhum sintoma de gravidez? “Existem mesmo mulheres que não sabiam que estavam grávidas – muitas dessas mulheres têm problemas psicológicos subjacentes, muitas vezes não diagnosticados”, diz Dra. Gaither.

A negação da gravidez pode acontecer com mulheres que não querem engravidar, incluindo adolescentes, pessoas com dependências e aquelas que, por vários motivos, acreditam que não estão prontas para ter um filho.

“Não estudei muito sobre isso, mas me parece que, para alguém não saber que está grávida até o parto, há uma mistura de fisiologia – em que realmente haviam poucos ou nenhum sintoma de gravidez – e questões como saúde mental”, afirma Dra. Van Dis. “Existe uma diferença tão nítida entre uma barriga cheia de comida ou inchaço nos intestinos, e a barriga que se desenvolve durante o curso da gravidez – porque há um bebê em gestação ali dentro”, ela acrescenta.