Família

Queda de cabelo no pós-parto é normal: saiba quanto tempo dura e o que fazer

Veja o que pode fazer para ajudar seus fios - Getty Images
Getty Images

Publicado em 02/08/2019, às 10h40 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h27 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


Veja o que pode fazer para ajudar seus fios (Foto: Getty Images)

A maternidade traz grandes transformações na vida da mulher e dentre essas mudanças, está a queda de cabelo, conhecida tecnicamente como eflúvio telógeno pós-parto. Se, durante a gestação, os fios são beneficiados com o bombardeamento de hormônios, com o nascimento dos filhos eles perdem força.

“Quando engravida, a mulher tem uma verdadeira alteração hormonal, o que impede a troca capilar natural que é, em média, de 50 a 100 fios por dia. Como essa perda diária não acontece, todos estes fios cairão após o parto”, explica a hair stylist e visagista Patrícia Carvalho, mãe de Igor e Bruna.

Essa situação pode se estender entre quatro e seis meses depois do parto. E embora pareça algo fora do normal, o médico especialista em transplante capilar dr. Thiago Bianco garante que é um processo natural do corpo feminino.

Quando a produção de hormônio volta ao nível de costume, os fios que cresceram por conta do aumento deles começa a cair e assusta muitas mulheres. “Parece que a queda vai evoluir para um processo de calvície permanente, mas não vai”, afirma o médico.

Está tudo certo. Não tem nada de anormal com seu corpo. A reposição capilar é realmente lenta, porque o organismo está focado na recuperação pós-parto e na amamentação. É preciso dar tempo a ele.

Além do que já foi dito, outro fator que contribui para o aumento da queda é o estresse comum nesse período. “Para a saúde dos fios voltar ao normal leva-se um certo tempo devido também à grande mudança emocional”, completa a nutricionista Gabrielly Vieira.  

Mas você pode ajudar o seu cabelo com algumas práticas simples. São elas:

  • Investir em uma alimentação saudável: rica em nutrientes: com frutas, legumes, verduras e fontes de proteína no cardápio. É importante que ela seja equilibrada e variada. Aqui, serve aquela velha história: quanto mais colorido o prato, melhor.
  • Cuidar também da sua saúde: A falta de vitamina D pode aumentar a queda dos fios, então aproveite para tomar sol junto do seu filho, apenas tendo cuidado com os horários (antes das 10h ou depois das 16h, para que os raios ultravioletas não agridam a pele). Hidrate-se e tente descansar.
  • Atentar-se aos hábitos com o cabelo: Além da cautela com procedimentos químicos – que só devem ser feitos se aprovados pelo médico – é bom evitar o uso frequente de secador e chapinha. Também evite situações que danifiquem os fios, como fazer tranças e rabo-de-cavalo.  
  • Conversar com o médico sobre a necessidade de um complexo vitamínico: Com a correria dos primeiros meses, é complicado manter a alimentação supersaudável, por isso uma dica é conversar com seu médico sobre a possibilidade de tomar um complexo vitamínico, ele saberá se há necessidade e qual o mais indicado para o momento.

Caso, depois de um longo período com esses cuidados, você perceber que a reposição dos fios não se normalizou, uma das possibilidades que está sendo explorada por algumas mães é o transplante capilar.

“O procedimento é simples, a anestesia é local e a paciente volta para a casa no mesmo dia”, comenta dr. Thiago. Independentemente do seu caso, a melhor opção é sempre procurar um especialista e seguir as recomendações.

Leia também:

Saiba como controlar a queda de cabelo no pós parto

O cabelo do seu recém-nascido vai cair. E isso é completamente normal

No pós-parto a queda de cabelos é intensa


Palavras-chave
Partopós-parto

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Lima Duarte faz primeira publicação depois de dar a notícia de falecimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lima Duarte aparece pela primeira vez após morte da filha: "Ter fé"

Lima Duarte posa com filhas, neta e bisneta e faz homenagem no Instagram - Reprodução/ Instagram/ @limaduarte

Família

Lima Duarte compartilha foto com mulheres da família: “Damas de minha vida”