Publicado em 22/01/2021, às 12h59 - Atualizado em 22/04/2021, às 13h52 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo
Quando falamos de gravidez planejada, o momento em que mulher decide engravidar é um dos mais marcantes e importantes. Se você está vivendo isso, antes de começar a tentar, é importante agendar uma consulta com o seu ginecologista.
“Recomendo ir alguns meses ou muitos meses antes, caso você tenha alguma condição médica que diminua as suas chances de engravidar”, aconselha a professora clínica Mary Jane Minkin, do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciências Reprodutivas da Universidade de Yale.
Durante a consulta, o médico vai avaliar o seu histórico de saúde, assim como qualquer risco, e vai dar uma lista de conselhos para que você tenha uma gravidez saudável. Então pode imaginar que será uma oportunidade de perguntar absolutamente tudo!
Dica amiga: anote todas as dúvidas para não se esquecer de nada. Aqui vão dez sugestões de perguntas para você:
É claro que o seu médico não tem bola de cristal! Ele não conseguirá dizer a data exata da concepção. Alguns casais conseguem na primeira tentativa, enquanto outros não conseguem depois de anos tentando. Mas o seu médico poderá ter algumas previsões com base na sua idade, no seu histórico de saúde e em tentativas passadas para engravidar.
Não pense que é algo imediato. Pílulas anticoncepcionais, por exemplo, podem deixar o seu ciclo menstrual alterado por vários meses, mesmo depois de você ter parado de tomá-las. Isso também acontece com outros métodos contraceptivos, como o DIU. Por isso, não deixe de tirar essa dúvida com o seu ginecologista.
De acordo com a professora Minken, algumas condições médicas podem aumentar ou diminuir as chances de você engravidar. Isso inclui a Síndrome do Ovário Policístico, endometriose, distúrbios na tireoide e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). E agora falando sobre o seu parceiro, problemas de qualidade e quantidade seminal podem tornar a concepção mais difícil.
E a melhor pessoa para avaliar todas as possibilidade e propor soluções? O seu médico, é claro!
Alguns remédios, incluindo aqueles para pressão alta e epilepsia, podem diminuir as chances da concepção. Atenção para os remédios de prescrição médica: alguns deles podem prejudicar o bebê uma vez que você estiver grávida. Avalie com o seu médico as possibilidades e, se for necessário, mude as medicações a partir das sugestões dele.
Futuras mães podem tomar suplementos de ácido fólico de três a seis meses antes de começar a tentar engravidar. Segundo a médica Minken, o ácido fólico diminui os riscos de haver defeitos no tubo neural do bebê ou problemas de nascença. Seu médico provavelmente recomendará algumas vitaminas, especialmente se seus exames apontarem para a falta de alguma.
Você sabia que estar abaixo ou acima do peso diminui as suas chances de engravidar? Também pode gerar outras complicações na gravidez, como a diabetes gestacional e o aborto espontâneo. Já, o excesso de exercícios físicos, de bebidas alcóolicas e do hábito de fumar podem impactar negativamente a fertilidade e a gravidez. Tenha uma conversa franca com o seu médico sobre os seus hábitos e pergunte se é preciso realizar mudanças para aumentar as chances de engravidar.
Ficar doente durante a gravidez coloca a sua saúde e a saúde do bebê em risco. Proteja o seu filho de doenças graves mantendo a sua carteirinha de vacinação em dia. Se não estiver atualizada, procure tomar as vacinas de sarampo, caxumba, rubéola e catapora antes de engravidar. Esses vírus não são nada seguros para mulheres grávidas.
Nem todos os ginecologistas têm especialização em obstetrícia, que são os profissionais indicados para cuidar da gravidez e do parto. Pergunte ao seu médico se ele tem essa qualificação. Se não tiver, peça indicações de outros especialistas.
Se você está tentando engravidar por mais de um ano e não tem resultados (ou por mais de seis meses se tiver mais de 35 anos), provavelmente está lidando com a questão da infertilidade. Seu médico vai aconselhar você e o seu parceiro a encontrar a causa desse problema. Ele, então, apresentará tratamentos, remédios e possibilidades de resolver.
A notícia tão esperada tornou-se realidade! E agora? Muitos casais ficam sem reação ao descobrirem que serão pais. É melhor ir direto ao obstetra ou esperar o bebê se desenvolver mais? Pergunte ao seu médico. Ele te aconselhará da melhor forma.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Luto
Influenciadora digital morre aos 19 anos por conta de transplante no fígado
Criança
Sandra Annenberg faz linda homenagem e posta foto rara ao lado da neta
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"