Gravidez

Sabe o que é descolamento ovular? Te explicamos

Complicação pode acontecer até a 12ª semana de gravidez

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Woman with hands holding her crotch. Human reproductive system. Female anatomy concept.

(Foto: iStock)

Sabrina Sato foi entrevistada por Rodrigo Faro no último sábado (5) em edição especial do Programa da Sabrina e falou sobre sua gravidez de risco. A apresentadora, de 37 anos, espera seu primeiro filho com o ator Duda Nagle e revelou tudo sobre como foi que descobriu sua gestação e o porquê ela é considerada de risco.

A futura mãe foi internada no dia 14 de abril quando teve uma hemorragia. “Tenho uns machucadinhos no meu útero. Eu tenho um hematoma subcoriônico, também chamado de descolamento ovular. Quando eu fui internada, tive uma hemorragia. Eu e minha irmã saímos desesperadas para o hospital, chorando muito. Na hora que a gente viu aquela quantidade de sangue a gente falou assim ‘não tem mais jeito’. Achei que tinha perdido o bebê naquele momento”, contou Sabrina.

De acordo com o ginecologista e obstetra Alberto Guimarães, criador do Programa ‘Parto Sem Medo’, o descolamento ovular pode acontecer no primeiro semestre de gravidez, até a 12ª semana. “O ovo, junção do espermatozoide com o óvulo, tem a capacidade de ‘comer’ a parede do útero para grudar. Uma vez que esse ovo adere a parece interna no útero acontece o desenvolvimento do broto embrionário, que irá formar o bebê, a placenta, o cordão, o líquido e etc. O descolamento ovular é quando o ovo desgruda da parede uterina”, explica Guimarães.

O doutor explicou que o descolamento não apresenta muitos sintomas específicos, mas pode causar pequenas cólicas e sangramentos. E para as mamães, Alberto pede que mantenham a calma. “Esse descolamento pode ser sinal de abortamento ou apenas uma alteração nesse processo de implantação do ovo, como eventualmente um pequeno vaso rompido no útero. Uma vez que feito o ultrassom, tomados os cuidados pedidos pelo médico e passado o susto, ele não vai ter repercussões maiores na evolução da gestação, no próprio parto e não leva a má formação fetal”, diz o obstetra.

Cuidados

“Pediram para eu ficar internada, aqui eu consigo ficar quase que amarrada na cama. Existe, sim, o risco de perder o bebê. Quando cheguei aqui o risco era de 70% de não dar certo. Tenho fé que será por um período pequeno. Se eu tiver uma recuperação boa, quando eu fizer três meses já vou poder ir para casa e voltar a trabalhar”, completou Sabrina em entrevista gravada no Hospital Albert Einstein, onde ainda se encontra internada.

Alberto Guimarães disse que as grávidas que passam pelo descolamento devem tomar pequenos cuidados, como check-ups. “Repouso, evitar atividade física e relação sexual também são importantes nesse período. A evolução é muito rápida, em uma ou duas semanas é possível perceber se essa gravidez vai evoluir para uma gestação normal ou não”, explica.

Descoberta da Gravidez

“Estava menstruada há algumas semanas seguidas. Todo mundo dizia que eu estava mais inchada e eu dizia que era a menstruação. Com tudo isso resolvi fazer um check-up no hospital e, no mesmo dia, decidi fazer também um teste de farmácia”, contou Sabrina sobre como descobriu a sua gravidez. “Aí fiz o exame – tinha vários desses de farmácia em casa– e fui escovar os dentes. Quando bati o olho, estava grávida”, disse ela.

Vem uma menina por aí!

O sexo do bebê também foi revelado em entrevista com Rodrigo Faro, na qual os dois fizeram uma brincadeira. O apresentador entregou para a futura mamãe duas caixinhas: uma com sapato de menino e a outra com sapato de menina. Ela deveria escolher o que correspondesse ao sexo da criança. “É uma japinha linda”, disse Sabrina enquanto pegava o par de calçados femininos.

“Desde o início eu sempre sonhei com esse momento. Não sabia que eu merecia tanto. Deus faz tudo direitinho e do jeito que eu sempre sonhei. Falei para o Duda que o que viesse estava bom, mas que eu queria que o primeiro fosse uma japinha. Ela vai vir com pinta e quando chorar vai falar: ‘é verdade, mãe’”, brincou Sabrina. “A menina é companheira, entende a gente, cuida dos outros irmãos. A menina vai vir com toda Força!”, completou ansiosa.

Leia também:

Descolamento de placenta: entenda o que a apresentadora Eliana teve

Sangramento na gravidez? Te ajudamos a saber quando é normal

A gravidez muda a menstruação

 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não