Gravidez

Saiba quais os benefícios de fazer sexo durante a gestação

Pode ficar tranquila porque não vai machucar o bebê!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

gravidez

Foto: Shutterstock

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muitos casais evitam a intimidade durante a gestação, seja por falta de vontade por causa das variações hormonais ou pelos medos e dúvidas que podem surgir quando pensam no assunto. Por isso, Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis falou sobre o sexo na gestação, inclusive sobre os benefícios da prática.

Segundo Renato, o fortalecimento do períneo – parte que fica na base do púbis –  é muito importante na hora do parto, e que o sexo durante a gravidez fortalece essa área.

Além de também aumentar o vínculo entre o casal, o sexo libera endorfinas, trazendo um aumento da autoestima para a mãe, reduzindo o nervosismo e tensão.

Um estudo realizado na Universidade de Adelaide, na Austrália, revelou que mulheres que têm relações sexuais pelo menos três meses antes de parir apresentam menores riscos de desenvolver pré-eclâmpsia (hipertensão gestacional). De acordo com os pesquisadores, o fluído seminal do homem contém pequenas moléculas que induzem o sistema imunológico da mulher fazendo com que a implantação do embrião no útero e a formação da placenta ocorram de maneira saudável.

E pelo contrário do que muitos pensam, o sexo na gestação não machuca o bebê, pois a membrana protetora que sela a cervix ajuda a protegê-lo. Além disso, o saco amniótico e a musculatura uterina também o protegem. Durante um orgasmo, por exemplo, o bebê pode mexer-se mais vezes, devido ao fato da mãe sentir-se bem e, consequentemente, o mesmo acontece com o bebê.

Por último mas não menos importante, como a lubrificação da vagina aumenta durante o período de gestação, aquela região fica mais sensível à excitação. Então qualquer relação sexual se tornará muito mais prazerosa.

Leia também:

Conheça 4 frutas que dão bastante energia para seu filho

Incrível! Existe um lago rosa pink e você não vai acreditar onde fica 

Lá em casa é assim: “Morar em uma casa compartilhada é entender que o mundo é muito maior” 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não