Gravidez

Secura nos olhos pode ser reação do pós-parto

1 em 4 novas mães enfrentam esse problema

Logo-Parents (1)
Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: Getty Images)

1 em 4 novas mães enfrentam problemas relacionados à visão (Foto: Getty Images)

Durante o pós-parto, você pode sentir a sua visão embaçada por conta dos altos níveis de estrogênio e progesterona que estão no seu corpo. Mas não se assuste com isso, vai voltar ao normal.

Até 1 em 4 novas mães enfrentam problemas relacionados aos olhos, como olhos secos, o que provavelmente causa essa sensação da visão embaçada. A gravidez em si, bem como a amamentação, pode deixar os olhos mais secos, diz Marguerite McDonald, oftalmologista e especialista em córnea.

Você também pode ficar sensível à luz, além dos olhos ficarem vermelhos e terem uma sensação incômoda de coceira. A visão turva também pode ser o resultado de pressão alta ou muito açúcar no sangue durante a gravidez.

Em ambos os casos, o problema geralmente se corrige em poucos meses, por isso não há necessidade de se apressar. Porém, trate a secura dos seus olhos para não se sentir mais exausta do que você já está. Use colírios e abuse dos óculos de sol quando for sair.

Se a falta de nitidez for grave ou persistente, especialmente depois de parar de amamentar, visite o seu oftalmologista e o seu obstetra para acompanhar melhor a situação.

Leia também:

Oftalmologista: a primeira consulta deve ser aos 6 meses

Uso de tablets e smartphones pode prejudicar visão de crianças, alerta oftalmologista

De olho na consulta ao oftalmologista