Publicado em 19/01/2018, às 11h08 - Atualizado às 12h52 por Redação Pais&Filhos
Se tem algo raro, é alguém se identificar com uma propaganda na televisão, não é?! E com as grávidas isso não muda, não, aliás, é bem sério. Segundo o levantamento “hábitos e tendências para gestantes”, realizado em outubro de 2016 pela agência Solo Propaganda, as entrevistadas sentem falta de um retrato mais fiel da realidade na publicidade.
Isso porque tudo o que veem na TV são anúncios com gestantes acompanhados de muito apelo emocional e apenas momentos mágicos, estilo Disney, tudo para tentar despertar um sentimento único e carinhoso sobre a espera de um filho. Mas 83% das 150 mulheres grávidas entrevistadas sentem falta de ver as reais necessidades, dificuldades e desejos retratados ali. Além disso, mais de 14% das mães sentem falta de uma maior evidência do papel e função do pai.
O objetivo dessa pesquisa foi despertar a discussão e reflexão em profissionais da comunicação para se prepararem e se adaptarem a um novo perfil de mãe, que está nascendo com as novas gerações. O problema é: muitas vezes, as campanhas são criadas por homens que, claro, não terão o olhar de uma mulher à espera do bebê, ou seja, não conseguem atingir o público-alvo.
A psicóloga Marina Maluf, diz que quando a mídia enfatiza apenas o lado positivo da maternidade podem ser gerados sentimentos de culpa nas gestantes. “Não há apenas uma forma de viver a maternidade. O processo envolve uma série de medos, mudanças corporais e na própria identidade da mulher – fatos que precisam ser incluídos.”
E onde elas sentem mais necessidade de investimento em produtos específicos para grávidas?
43,88% das mulheres acreditam que a Moda é o segmento que mais necessita
30,61% na alimentação
18,37% na higiene e bem-estar
7,14% em cosméticos
E precisamos atender a essas necessidade porque, em um mundo digital, apenas 18,37% das mulheres buscam por informações sobre o universo gestante com o próprio médico. A maioria (44,90%) tira dúvidas e busca por conteúdo em grupos de redes sociais e com influenciadores digitais. Em portais e revistas são 23,47% das entrevistadas. Aplicativos ficaram na lanterna, com apenas 13,27%.
Leia também:
10 produtos inusitados para grávidas, bebês e crianças
De olho no rótulo: saiba quais cosméticos são proibidos na gravidez
Proteste testou: saiba quais são os melhores cremes para evitar estrias
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Juliano e Letícia Cazarré são alvos de críticas após o anúncio da gravidez e ator rebate: “Declínio moral”
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"
Família
Aline Wirley expõe dificuldades da adaptação do filho com irmãos adotivos: "Desafiador"