Gravidez

Grávidas não se veem em campanhas publicitárias, segundo estudo

Você se considera uma delas?

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Se tem algo raro, é alguém se identificar com uma propaganda na televisão, não é?! E com as grávidas isso não muda, não, aliás, é bem sério. Segundo o levantamento “hábitos e tendências para gestantes”, realizado em outubro de 2016 pela agência Solo Propaganda, as entrevistadas sentem falta de um retrato mais fiel da realidade na publicidade.

Isso porque tudo o que veem na TV são anúncios com gestantes acompanhados de muito apelo emocional e apenas momentos mágicos, estilo Disney, tudo para tentar despertar um sentimento único e carinhoso sobre a espera de um filho.  Mas 83% das 150 mulheres grávidas entrevistadas sentem falta de ver as reais necessidades, dificuldades e desejos retratados ali. Além disso, mais de 14% das mães sentem falta de uma maior evidência do papel e função do pai.

O objetivo dessa pesquisa foi despertar a discussão e reflexão em profissionais da comunicação para se prepararem e se adaptarem a um novo perfil de mãe, que está nascendo com as novas gerações. O problema é: muitas vezes, as campanhas são criadas por homens que, claro, não terão o olhar de uma mulher à espera do bebê, ou seja, não conseguem atingir o público-alvo.

A psicóloga Marina Maluf, diz que quando a mídia enfatiza apenas o lado positivo da maternidade podem ser gerados sentimentos de culpa nas gestantes. “Não há apenas uma forma de viver a maternidade. O processo envolve uma série de medos, mudanças corporais e na própria identidade da mulher – fatos que precisam ser incluídos.”