Sintomas de gravidez: veja quais são os mais e menos prováveis de ter antes do positivo

De náuseas a cólicas, os médicos avaliam a probabilidade de certos sintomas iniciais da gravidez antes da menstruação atrasada – e a descoberta pode surpreendê-la

Resumo da Notícia

  • Sintomas que aparecem antes da mentruação atrasar que você pode não associar
  • Variam entre náuseas a cólicas que passam despercebidas
  • Em uma escala de: Provável a Improvável de estar ou não grávida

“Eu posso estar grávida?” é uma das perguntas que Jane van Dis, ginecologista obstetra e diretora médica da Maven Clinic (clínica que fica localizada em Nova Iorque), uma empresa de saúde feminina e familiar, ouve regularmente dos pacientes – afinal, o tempo entre a implantação de um óvulo fertilizado e os primeiros sintomas de uma gestação pode ser difícil de lidar.

-Publicidade-

Uma pesquisa feita pela a American Pregnancy Association mostra que 29% das mulheres entrevistadas disseram que o atraso da menstruação foi o primeiro sintoma da gravidez. “É apenas quando um óvulo fertilizado se fixa à parede uterina que o corpo pode até começar a acelerar as mudanças hormonais que impedem as mudanças sintomáticas”, explicou a Dr. van Dis ao portal Parents.

A menstruação é primeiro sinal que as mulheres notam
A menstruação é primeiro sinal que as mulheres notam (Foto: Getty Image)

Em média, uma mulher em idade fértil ovula entre os dias 10 e 14 do ciclo, e a implantação na parede uterina normalmente ocorre de seis a 12 dias após a concepção. Isso significa que uma mulher que concebeu recentemente pode não ver os primeiros sinais de gravidez até 26 dias após a última menstruação.

“Dependendo da mulher e do número de fetos transportados, a maioria dos sintomas da gravidez se manifestará nas primeiras seis semanas”, disse Kecia Gaither, médica especializada em saúde pública, membro da Faculdade Americana de Obstetrícia e Ginecologia, com dupla certificação em Obstetrícia Ginecológica e diretora de serviços perinatais em Saúde e hospitais de Nova Iorque, Lincoln.

Mas, em relação aos 71% das mulheres entrevistadas pela American Pregnancy Association que indicaram sinais precoces de gravidez antes de atrasar a menstruação? Isso pode ser devido à natureza irregular dos ciclos menstruais de algumas mulheres, explica a Dr. van Dis. Se o ciclo da mulher estiver interrompido, é menos provável que ela note um período tardio.

Mostramos o resultado final, de acordo com os especialistas, quando se trata de quais sintomas da gravidez podem realmente aparecer antes da menstruação, classificados por probabilidade:

Muito provável

Náusea: 25%  das mulheres entrevistadas disseram que a náusea foi o primeiro indicador de gravidez antes da menstruação. Ao olhar para a comida ou até sentir o cheiros causa náuseas. Muitas mulheres também indicaram perda de peso por conta do enjoos pois não conseguem segurar a comida no estômago.

Provável

Mudanças nos seios: 17% das mulheres entrevistadas disseram que notaram pela primeira vez uma mudança nos seios. “As alterações mamárias são geralmente um dos primeiros sinais da gravidez”, diz a Dr. Gaither. Seus seios podem ficar sensíveis, ou você pode notar uma diferença no tamanho ou na cor dos mamilos.

A mudança nos seios é um dos sinais mais visíveis
A mudança nos seios é um dos sinais mais visíveis (Foto: Getty Images)

Possível

Sangramento de implantação: 3% das mulheres relataram sangramento de implantação como o primeiro sintoma de gravidez. A maioria dos escapes são inofensivos, mas o sangramento pode ser indicativo de uma variedade de complicações, incluindo aborto espontâneo, gravidez ectópica e placenta prévia.

Improvável

Mudanças de humor: embora a Dr. Gaither observa as mudanças de humor como um sintoma no início da gravidez que muitas mulheres experimentam nas primeiras seis semanas, é mais provável que você note um atraso na menstruação antes desta.

Muito improvável

Constipação / inchaço / cólicas: embora os altos níveis de progesterona liberados durante a gravidez sejam frequentemente os culpados por esses sintomas, vivenciá-los antes de um atraso na menstruação é provavelmente devido a problemas gastrointestinais não relacionados, diz a Dr. van Dis.

“Para mulheres que desejam engravidar, iniciar um diário de gravidez – rastrear como tem sido a menstruação nos últimos 6 a 12 meses, usando-o como um sinal vital – pode ajudá-las a ter um diálogo informado com o médico”, diz Dr. van Dis. Fazer isso pode ser uma fonte útil de informações, uma vez que você começou a notar os primeiros sintomas da gravidez e está se perguntando: “Será que posso estar grávida?”

Tradução por Bianca Apolinário, filha de Adriana e Rogério.