Suas amigas estão grávidas? Estudo explica por que você pode ser a próxima
A influência é muito maior do que se pode imaginar
Muitas mulheres dizem já ter tido a sensação de que todo mundo à sua volta está tendo filhos, e muito mais do que uma simples coincidência, um estudo das universidades Groningen, da Holanda, e Bocconi, da Itália, revelou que isso, na verdade, pode ser relacionado à influência que as pessoas causam nas outras.
O estudo de co-autoria de Nicoletta Balbo e Nicola Barban mostra que quando uma mulher engravida, ela pode acarretar o desejo de ser mãe em outras mulheres à sua volta. Segundo as observações do estudo, isso pode durar até 2 anos.
1700 mulheres americanas entre os 15 e os 30 anos foram acompanhadas para que o efeito pudesse ser analisado e Balbo e Barban notaram que a influência pode se dar de três maneiras:
- Compartilhar informações: Casais com filhos tendem a compartilhar com os amigos informações e experiências sobre a paternidade, e isso desperta o desejo de passar por aquelas situações.
- Dividir experiências: A oportunidade de passar por situações paternas ao mesmo tempo que casais próximos também influencia na vontade de ter um filho.
- Influência direta: Além de tudo isso, algumas pessoas tendem a ser diretamente influenciadas por outras pessoas com quem convivem, portanto, se uma amiga engravida, aquilo pode despertar imediatamente e por si só a vontade de engravidar.
As co-autoras reconhecem que o estudo é limitado, mas reforçam que os dados confirmam a influência e a relação entre gestações simultâneas em grupos de amigas.
Leia também:
Estudo aponta os benefícios de cantar para o seu bebê durante a gravidez
Estudo mostra que mulheres dedicam quase o dobro do tempo dos homens nas tarefas de casa