Gravidez

Tatá Werneck faz desabafo sobre complicação durante gravidez

A humorista sofre de hipêremese gravídica

Izabel Gimenez

Izabel Gimenez ,filha de Laura e Décio

Tatá está esperado a primeira filha (Foto: Reprodução/Instagram @tatawerneck)

Não é de hoje que Tatá Werneck reclama dos enjoos e das complicações causadas pela gravidez, apesar disso, ela parece já ter aceitado e tem, na medida do possível, se adaptado. A humorista está esperando a primeira filha, fruto do relacionamento com o ator Rafael Vitti, e durante uma conversa com os seguidores em uma das fotos postada em seu Instagram, Tatá confessou que os vômitos ainda continuam frequentes. Normalmente, eles deveriam passar depois do primiero trimestre da gravidez, mas isso não aconteceu.

Tatá sofre de hipêremese grávidica e mesmo já estando no 6° mês da gestação, ela ainda sofre com os sintomas causados. “Acredite se quiser. Eu passo mal todos os dias. Eu melhorei uma época quando fiz três meses. Até viajei. Voltei e ainda fiquei um dia bem. Depois, do nada, voltou tudo. Mas ela está mexendo e eu, sinceramente, já me acostumei a passar mal”, confessou em resposta a uma seguidores que questionou se os enjoos ainda não tinham passado.

Apesar da dificuldade, Tatá não desistiu e continuou gravando os 11 episódios do programa “Lady Night”, que vai ao ar em julho. A atriz confessou que passou muito mal durante as gravações e que foi muito difícil. A única vez que precisou cancelar uma das filmagens foi com Ivete Sangalo, porque estava realmente sem condições. “Eu queria muito, mas passei muito mal. Já foi difícil gravar 11 programas, mas sei que fiz o melhor que eu pude”, desabafou.

Hiperemese grávidica 

Tatá e Rafa Vitti estão esperando uma menina! (Foto: reprodução / instagram)

A obstetra, Dra. Maria Elisa Noriler, explicou que o quadro de hiperêmese gravídica começa entre a 14° e a 16° semana e existem alguns métodos para diminuir os sintomas. Ela também diz que é orientado que as grávidatenham uma alimentação mais leve e abusem de alimentos gelados, pois eles irritam menos a parede gástrica. Líquidos como água de coco e isotônicos também são indicados, pois são ricos em eletrólitos que ajudam a controlar a desidratação. Em casos mais severos, às vezes há a necessidade de internação.

Se você está tentando engravidar, existem alguns cuidados que pode tomar para não sofrer no futuro. Sim, existe a chance de prevenir esse sofrimento, claro que em alguns casos é inevitável. A gestação nem sempre é apenas flores para as mulheres. Sorte de quem passa desapercebido por essas crises de enjoos. “Aconselhamos a fazer atividade física, tentar se afastar de situações estressantes. Fazer um bom planejamento da gestação. Manter-se sempre hidratada e quando estiver grávida não forçar alimentos que não esteja a fim de comer”, explica a especialista.

Outra dica que a Dra. Maria Elisa fala é para você diminuir o uso de perfumes e hidratantes, que podem estimulam a náusea. Por último, acupuntura, yoga e psicoterapia também são saídas que podem ajudar a melhorar o quadro de hiperêmese gravídica. A lista é longa!

Não, não é frescura e pronto. Como falamos acima, cada um é cada um, cada gestação é única. Recentemente Tatá disse que está preparada para receber muitas críticas, já que algumas mulheres são julgadas por parecer frescura esse sofrimento. Em seu Twitter ela completa que está difícil passar por tudo isso, mas que se esforça muito para ficar bem e que isso nunca mudará o amor que ela sente pela bebê”. Óbvio! E a Pais&Filhos assina embaixo.

Leia também:

Tatá Werneck mostra barriga de grávida pela primeira vez

Tatá Werneck fala que vomitou em médico durante consulta e brinca: “Configura falta de educação?”

Tatá Werneck diverte ao abrir o jogo sobre como contou à Rafa Vitti que estava grávida