Trabalho de parto: como identificar os sinais de que seu bebê está a caminho

Saber diferenciar os sintomas não é nada fácil, até mesmo para mães que já tiveram filhos. Aqui vão algumas dicas para te ajudar nessa missão

Resumo da Notícia

  • Identificar os sintomas do trabalho de parto não é nada fácil
  • Essas dicas podem te ajudar
  • Veja sinais de que seu bebê está a caminho

Mesmo as mães que já tiveram filhos nem sempre sabem dizer quando o trabalho de parto está se aproximando. Isso acontece porque muitos dos primeiros sinais do trabalho de parto são vagos e dificilmente interpretados: essas cólicas doloridas sinalizam que o bebê está se posicionando ou são o resultado do grande burrito que você comeu na noite passada? Esse líquido que saiu é sinal de uma ruptura da bolsa ou é apenas a urina vazando porque o bebê está apoiando a bexiga? Para ajudá-la a descobrir se você realmente está se aproximando da data do parto, aqui vão algumas dicas que sinalizam os primeiros sinais de trabalho.

-Publicidade-
Veja os sinais de que o bebê está a caminho (Foto: Getty Images)

Sinais de que o trabalho de parto está perto, mas não imediatamente

Quando você pensa que o nascimento está próximo, você pode ter alguns desses sinais de parto. Vale ressaltar que esses sintomas não ocorrem em nenhuma ordem específica e podem ocorrer vários no mesmo dia ou com alguns dias de intervalo. Eles indicam que o trabalho está próximo, mas que não será imediato.

  • Um aumento no corrimento vaginal, possivelmente de cor acastanhada ou rosada.
  • A sensação do bebê caindo mais para baixo na cavidade pélvica. O peso do bebê não está mais pressionando o diafragma e, como resultado, você pode respirar mais livremente.
  • Perda de peso leve.
  • Uma dor forte nas costas que vem e vai.
  • Evacuações intestinais frouxas e frequentes com cólicas. “Essa é a maneira que o corpo usa de esvaziar os intestinos para que o útero se contraia bem”, supõe Rochel Lieberman, enfermeira-parteira do Brooklyn, Nova York. “Indigestão e vômito antes do parto também são possíveis”.
  • Sensação de pressão crescente ou cãibras na região pélvica / retal.
  • Amolecimento, afinamento ou dilatação do colo do útero (conforme demonstrado por um exame médico de toque).
  • Um aumento nas contrações de Braxton Hicks ou de “treinamento“, que parecem um aperto ou endurecimento do útero com possíveis cólicas leves.
  • Uma sensação de inquietação / aumento de energia ou uma acentuada sensação de fadiga. A sensação é que você não quer deixar nenhum negócio inacabado em casa.

Sinais que seu trabalho de parto está bem próximo

Ele pode acontecer em qualquer momento! (Foto: Getty Images)

Se você sentir algum desses sintomas, o trabalho de parto provavelmente acontecerá mais cedo ou mais tarde.

-Publicidade-

Sua bolsa rompeu

Você provavelmente já teve pesadelos com este sinal de parto iminente acontecendo de repente no elevador do escritório ou no cinema. Mas apenas uma minoria de pessoas – em um estudo, apenas 8% – relata que o saco de líquido amniótico se rompeu antes de começarem a ter contrações regulares. Mesmo que a bolsa d’água rompa, é provável que você sinta um pequeno vazamento, não um grande jorro, porque a cabeça do bebê geralmente impede que muito líquido vaze.

Uma vez que a bolsa se rompe, geralmente significa que o parto está chegando, diz Carol J. Grabowski, M.D., chefe de equipe da divisão feminina do Long Beach Memorial Medical Center, na Califórnia. 80% das mulheres entram em trabalho de parto espontaneamente 12 horas após a bolsa romper. E aquelas que não isso não acontece, provavelmente serão induzidas porque o risco de infecção aumenta depois que o saco amniótico se rompe.

Você percebe um fluxo de cor diferente

Durante a gravidez, o colo do útero permanece fechado e obstruído com muco. É a maneira natural de proteger seu bebê de infecções. Mas, à medida que você avança para o trabalho de parto, o colo do útero começa a dilatar e amolecer em preparação para o nascimento, fazendo com que o que está acumulado lá se desloque. O muco, que pode chegar a uma colher de chá, é dissipado como uma bolha (chamada de “tampão mucoso“) ou como uma mancha escorrendo. Esta secreção mucosa pode parecer marrom (devido ao sangue antigo) ou rosa conforme o colo do útero continua a afinar e abrir, fazendo com que pequenos vasos sanguíneos se rompam ao longo da superfície do colo e tingam o muco. Depois que você notar o aparecimento desse corrimento, o parto pode demorar horas, ou até mesmo dias e semanas, diz o Dr. Grabowski. Vale sempre consultar seu obstetra para ter certeza.

Suas costas doem muito

Dor nas costas (Foto: Getty Images)

Se você é como muitas mulheres grávidas, suas costas podem estar doendo há meses. Mas quando a dor se torna extremamente forte, isso pode ser um sinal de que você está tendo “trabalho de parto”, que acontece com quase um terço das mulheres. “Normalmente, um bebê desce pelo canal do parto com o rosto pressionado contra a coluna da mãe”, observa Kay Johnson, enfermeira-parteira certificada em Atlanta. “Mas em alguns casos, o bebê desce com o crânio batendo na espinha da mãe”. O resultado? “Dor constante que pode irradiar para o abdômen, mas se concentra principalmente nas costas“. Quer você experimente um verdadeiro trabalho de parto ou não, uma dor forte e com pontadas é um sinal seguro de que o trabalho de parto está se aproximando.

-Publicidade-