Virginia Fonseca relata estar sentindo mais sono que o normal durante a gravidez: entenda

A influenciadora digital está esperando o segundo filho com o cantor Zé Felipe

Resumo da Notícia

  • Virginia Fonseca está grávida do segundo filho com Zé Felipe
  • Ela falou sobre o sono durante esse período
  • A influenciadora digital também é mãe de Maria Alice

Virginia Fonseca está grávida do segundo filho com o cantor Zé Felipe! A influenciadora digital tem usado as redes sociais para compartilhar com os fãs a nova rotina como gestante e mãe.

-Publicidade-

Recentemente, ela publicou um vídeo confessando que está dormindo mais nesse período. “É, grupo… Agora durante a gestação voltou a ser lei cochilo pós-almoço. Almocei, brinquei com a Maria e agora eu vou tirar aqui um cochilinho rapidinho, porque sono é mato, amor, sono é mato”, disse ela.

Virginia Fonseca fala sobre sono na gravidez
Virginia Fonseca fala sobre sono na gravidez (Foto: Reprodução / Instagram / @virginia)

Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP (Universidade de São Paulo) fala sobre a importância do sono na gravidez e como isso ajuda na produção de melatonina e auxilia no metabolismo da mãe

Uma das funções principais da melatonina é o controle dos ciclos do sono e da vigília. “Esse hormônio, que é produzido somente à noite, tem acesso funcional a praticamente todos os sistemas fisiológicos”, explica ao Jornal da USP José Cipolla Neto, professor do ICB e orientador do estudo.

“Ela regula a atividade do sistema nervoso, tem um papel importante na regulação dos sistemas cardiovascular, imunológico e reprodutivo, por exemplo.” Contudo, estudos anteriores ofereceram três informações importantes para os cientistas.

(Foto: Getty Images)

A primeira é que há um aumento progressivo de produção de melatonina do primeiro para o segundo e do segundo para o terceiro trimestre da gestação, mas não se sabe o porquê. A outra diz que o metabolismo materno se modifica para satisfazer não só o organismo materno, mas o do bebê (ou dos bebês) em desenvolvimento. E a terceira fala que a melatonina tem uma ação metabólica importante, ou seja, regula a secreção e a ação da insulina, o dispêndio energético e a ingestão alimentar.

E o estudo conclui que, de fato, a melatonina é responsável pelo funcionamento de muitas funções no organismo da grávida. Contudo, a melatonina começa a ser liberada no início da noite, quando cai a iluminação natural. “Até 300 anos atrás, não havia luz elétrica. Esse novo comportamento está levando a população a entrar em um estado patogênico chamado hipomelatoninemia, que é a redução da produção de melatonina pela glândula pineal”, explica Cipolla.