Gravidez

Você sabia que existe um tempo de espera recomendado para ter o segundo filho?

Seu corpo precisa estar preparado para a próxima gestação

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Vamos deixar claro, desde o começo, que quem decide o melhor momento para dar um irmão ao seu filho é você. Mas existe uma recomendação dos médicos que tem relação com a recuperação do seu corpo após o parto.

O grande problema é a cicatriz! Para partos feitos através de cirurgia, ou seja, cesárea, os especialistas recomendam que o tempo de espera, entre as gestações, deve ser maior, no mínimo um ano. “Como hoje 80% dos partos são cesáreas, a preocupação é com o corte que é feito para a retirada da criança, ele predica cicatrizar completamente”, explica Élvio Floresti, ginecologista obstetra e diretor do Centro Médico Floresti, pai de Gabriela, Guilherme. Como o parto normal é mais tranquilo, o tempo recomendado de espera para ter o segundo filho é de seis meses.

Élvio também explicou para a gente que se você fez cesárea no primeiro parto, provavelmente também fará no segundo, porque os médicos não deixam a mãe entrar em trabalho de parto por causa do risco de romper o útero no corte da primeira gestação.

Leia também:

Ciúme de irmãos: poderia pular esta parte?

6 erros de disciplina dos pais

Filho respondão