Publicado em 21/12/2015, às 12h58 - Atualizado às 13h03 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice
Que seu corpo está passando por um monte de transformações rapidamente, com certeza é fácil notar. Mas sua cabeça, além de passar por mudanças psicológicas, também sofre alterações biológicas e hormonais.
Alguns estudos e teorias falam em Circuito Maternal: quando a mulher está grávida, haveria uma ativação de estruturas relacionadas a comportamentos maternais. Nas grávidas, existe uma atenuação do eixo hipotálamo, hipófise e adrenal, conhecido como eixo do estresse, que é uma resposta natural do organismo.
Isso aumenta a quantidade de alguns hormônios que já eram produzidos pelo corpo, mas agora estão sendo fabricados em maior quantidade. Toda grávida é uma bomba de hormônios!
Leia também
7 mitos e verdades sobre o pós-parto
Você também já deve ter ouvido coisas a respeito do tamanho do cérebro aumentar ou diminuir durante a gestação, ou sobre uma possível alteração na quantidade de líquido na cabeça da grávida. A sabedoria popular desperta a curiosidade, mas sobre isso há controvérsias e nenhuma conclusão médica definitiva. O que sabemos é que não existem mudanças funcionais envolvidas nestas questões.
Onde eu deixei minha concentração?
É comum muitas grávidas reclamarem que se sentem mais distraídas, esquecidas e com a memória fraca durante a gestação. Mas será que isso tem fundamento científico? Segundo o Dr. Álvaro Pentagna, neurologista do Hospital e Maternidade São Luiz e pai de Helena e Paulo, sim, existem fatores biológicos que contribuem para que isso aconteça.
O que você deve evitar e fazer em cada trimestre da gestação
No primeiro trimestre da gravidez é o aumento da progesterona o responsável pela elevação da sonolência. Já no terceiro trimestre, a qualidade de sono piora muito. Com a barriga grande é mais difícil encontrar uma posição confortável para dormir, além da respiração que fica mais difícil.
Isso tudo causa diminuição dos reflexos, sonolência, dificuldade de concentração, e diminuição da fixação da memória. E quando você sente que está mais irritada ou que o humor está oscilando com frequência, pode ser culpa do aumento da progesterona.
Calma, tudo volta ao normal
Depois do parto, tudo começa a voltar aos eixos: todas as alterações regridem, mas algumas delas podem demorar um pouco, dependendo das noites mal dormidas com o bebê recém-nascido, como a falta de concentração.A produção de prolactina, que promove o desenvolvimento das glândulas mamárias e a produção de leite materno, é mais persistente, devido ao estímulo da amamentação.
O mesmo acontece com a ocitocina, popularmente conhecida como hormônio do amor, produzida numa região do cérebro que regula as emoções, fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e também facilita o processo de amamentação.
6 sintomas estranhos da gravidez que você não conhecia
Multifunção
O estrogênio atua até no brilho do cabelo e na textura da pele. Também tem ação importante no sistema circulatório da gestante, preparando o corpo para o aumento do volume do sangue em veias e artérias. Outra função deste hormônio é estimular o crescimento das glândulas mamárias.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil